VIDA URBANA
Situação de emergência em 170 cidades da PB é prorrogada
Municípios estão sendo afetados pela seca. Decreto do governo do Estado, publicado nesta quarta (22), garante continuidade da assistência por seis meses.
Publicado em 22/10/2014 às 19:07
O governo do Estado publicou nesta quarta-feira (22) novo decreto de Estado de Emergência para 170 municípios paraibanos afetados pela estiagem. O documento, que tem validade de seis meses, garante a continuidade na assistência às populações e está publicado no Diário Oficial.
A Situação de Emergência é válida para os municípios afetados pela escassez ou falta de chuva, o que impede a recarga dos mananciais. Com o decreto, o governo estadual fica autorizado a abrir crédito extradordinário para atender às necessidades da população afetada.
De acordo com o documento, a estiagem prolongada tem gerado prejuízos a atividades produtivas como a agricultura e a agropecuária.
Estiagem
De acordo com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração, atualizados até a última semana de setembro, a Paraíba tem, no total, 198 municípios em situação de emergência por causa da estiagem, o que representa 88,79% de todos os 223 municípios. Apenas 25 cidades paraibanas não decretaram situação de emergência.
A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informou que a capacidade máxima dos açudes monitorados no Estado é de 3,7 bilhões metros cúbicos d'água - mas o volume atual ocupado é de apenas 984,7 milhões metros cúbicos. Do 122 açudes, 34 estão em observação (ou seja, têm menos que 20% do seu volume total) e 29 estão em situação crítica (menos que 5% do seu volume total).
Comentários