VIDA URBANA
Festival de flores expõe 200 espécies no Ponto de Cem Réis
Flores de 200 espécies diferentes poderão ser encontradas no local; valores arrecadados na feira serão utilizados em obras sociais.
Publicado em 06/12/2012 às 6:00
Até o dia 20 deste mês, a população de João Pessoa poderá conhecer e adquirir espécies raras de orquídeas, violetas, jasmins, lírios e até de plantas carnívoras que estão em exposição no Festival das Flores de Holambra. A 9ª edição do evento começou ontem, no Ponto de Cem Réis, no Centro da capital, e tem a finalidade de comercializar os exemplares da flora a preços populares. O valor arrecadado será usado em obras sociais.
Segundo o coordenador da exposição, Ricardo Canella, flores de 200 espécies diferentes poderão ser encontradas no local. Entre elas, estão plantas consideradas exóticas, como aquelas que são consideradas carnívoras, por se alimentarem de insetos e os bonsais (que são uma espécie de miniatura de árvore e muito usado em trabalho de ornamentação).
Ele explica que as flores foram cultivadas na cidade de Holambra, uma cidade do interior de São Paulo, distante 140 quilômetros da capital do Estado. O local se tornou maior centro produtivo do país, por causa do trabalho de imigrantes holandeses, que começaram a habitar na região em meados de 1950.
Eles introduziram técnicas de cultivo de flores e transformaram o município no atual responsável por 40% do comércio nacional e por 80% das exportações de flores feitas pelo Brasil.
Em João Pessoa, a decisão de realizar a exposição neste ano foi da Associação Beneficente Casa da União e do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. O evento recebeu a parceria da Prefeitura de João Pessoa. O principal objetivo é arrecadar recursos para projetos sociais realizados na Comunidade Engenho Velho, situada na zona rural de João Pessoa.
“Realizamos um trabalho ecológico junto aos moradores dessa área, que é uma horta agroecológica. Ensinamos técnicas de cultivo para aproveitar melhor as propriedades das plantas. Também oferecemos terapias para melhorar a saúde dessas pessoas”, detalha Canella.
“Os trabalhos são oferecidos por voluntários, mas há a necessidade de comprar os materiais e de melhorar as instalações onde os serviços são feitos”, completa.
O coordenador explica que a escolha da data foi feita em virtude da proximidade com as comemorações natalinas. “Nada mais propício do que esse momento para que as pessoas comprem flores tanto para dar de presente, quanto para usar na decoração da casa”, conta.
Para atrair a clientela, os organizadores colocaram em exposição flores de todos os tipos e valores. Na exposição, é possível comprar plantas desembolsando de R$ 2,50 até R$ 70,00. O pagamento é facilitado. A entrada à feira é franca e as pessoas poderão realizar a visita das 8h às 18h.
Comentários