icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

1,5 mil PMs reforçam a segurança no feriado

Operação 'Eternidade', segue até este domingo (3) e visa promover a tranquilidade e acessibilidade das pessoas que irão aos cemitérios.

Publicado em 02/11/2013 às 6:00

Para reforçar a segurança durante o feriado de hoje, Dia de Finados, foi lançada e iniciada a operação 'Eternidade', na manhã de ontem, em frente ao Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro Varadouro, em João Pessoa. Ao total, a operação emprega 1.500 homens, sendo 1.300 da Polícia Militar e 200 do Corpo de Bombeiros Militar. A corporação ainda contará com 300 veículos, que darão apoio no policiamento de 240 cemitérios, entre públicos e privados, em todo o Estado. Na capital, as ações contarão com um suplemento de 300 homens.

A operação 'Eternidade', iniciada ontem e que segue até amanhã, visa promover a tranquilidade e acessibilidade das pessoas que vão aos cemitérios para cultuarem seus entes queridos, segundo o comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Jefferson Pereira. Ele acrescentou que no entorno dos cemitérios haverá algumas ações específicas.

“Teremos a operação 'Check Point', envolvendo abordagens a ônibus, as redondezas dos cemitérios estão com o policiamento preventivo, através de blitzes com o BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), de forma que esse final de semana teremos grande empenho da Polícia Militar para favorecer a sociedade paraibana”, afirmou.

Conforme o coronel, como no ano passado foi verificada pouca luminosidade artificial nos cemitérios da capital, após uma reunião realizada com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e de Infraestrutura (Seinfra) do município, foi feito um reforço nessa iluminação. Mesmo com essa iluminação artificial, o coronel recomendou às pessoas a buscarem visitar os cemitérios no período diurno para aproveitar a luz natural.

O policiamento está sendo realizado em diversas modalidades, com equipes da Cavalaria, Rondas Táticas com Apoio de Motos (Rotam), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Ambiental, BPTran e todos os batalhões de área.

Um total de 200 homens, entre oficiais e praças, estão mobilizados pelos Bombeiros durante a Operação Eternidade, na Grande João Pessoa. Também serão disponibilizadas 12 viaturas, duas motos e três embarcações. O efetivo cobrirá os principais corredores da região, principalmente nas proximidades de grandes cemitérios e na orla marítima.

CAMPINA TERÁ 105 POLICIAIS A MAIS

O 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apresentou na manhã de ontem o planejamento operacional para o Dia de Finados nos quatro municípios de sua área de atuação. Só em Campina Grande serão 105 policiais nas ruas. Em cada um dos outros três municípios - Lagoa Seca, Massaranduba e Boa Vista - onde a demanda é menor, haverá cinco policiais militares reforçando a segurança próximo aos cemitérios.

De acordo com o comandante do 2º BPM, tenente-coronel Souza Neto, em Campina Grande, a segurança será reforçada nos sete principais cemitérios da cidade, que devem receber o maior número de visitas durante o feriado.

“Em cada um desses cemitérios onde há maior movimento haverá cinco policiais a pé fazendo a segurança dentro desses espaços, e uma viatura fazendo rondas nessas regiões”, explicou.

Conforme Souza Neto, o foco principal será a prevenção dos crimes patrimoniais e contra a pessoa. “Montamos o planejamento de acordo com a demanda de cada município.

Assim, acreditamos que o Dia de Finados transcorrerá com tranquilidade nas cidades onde o 2º BPM atua”, acrescentou.

Já o comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) em Campina Grande, capitão Edmilson Castro, informou que o patrulhamento na cidade ocorrerá de forma normal, mas com maior atenção para o trânsito nas regiões próximas aos cemitérios mais visitados da cidade.

Já a Polícia Civil vai atuar em regime de plantão durante o feriado. Em Campina Grande, o atendimento ao público será realizado na Central de Polícia, no bairro do Catolé. Nas demais cidades do interior, o atendimento estará disponível nas delegacias municipais que concentram o plantão. (Déborah Souza)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp