VIDA URBANA
CG: tema é trabalhado
De acordo com a Secretaria de Educação de Campina Grande, a rede municipal de ensino trabalha o tema desde 2009.
Publicado em 11/05/2012 às 6:30
Em Campina Grande, o ensino de cultura africana integra a grade curricular das escolas da rede municipal desde 2009. De acordo com a Secretaria de Educação do município, o tema é trabalhado de forma mais aprofundada entre os mais de dois mil alunos que estudam do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, mas também está presente nas aulas desde os primeiros anos da educação infantil.
Segundo Kátia Cristina Passos, secretária-adjunta de Educação, os alunos recebem material didático preparado para atender às exigências da legislação e os professores passaram por um treinamento. “Trabalhamos a cultura africana de forma interdisciplinar durante todo o ano e em 2011 promovemos um evento onde as escolas apresentavam suas experiências”, afirmou.
Os alunos recebem ainda o Kit Inclusão, que além da valorização da cultura negra discute também a inclusão social de pessoas com deficiência física.
A Secretaria de Educação promoveu ainda parcerias com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para capacitar os professores. Atualmente na rede municipal de ensino em Campina Grande estudam cerca de 30 mil alunos e trabalham cerca de 2,7 mil professores.
Comentários