VIDA URBANA
Crianças têm diversão e folga dos estudos
Colônia de férias é opção para ocupar as crianças de forma educativa nesta temporada.
Publicado em 18/12/2011 às 8:00
Cercada por brinquedos de todas as cores e tamanhos, a pequena Pietra nem sente o tempo passar. Participante de uma colônia de férias, ela se diverte ao lado de crianças da mesma faixa etária e se desenvolve sob olhos atentos de pais e profissionais de várias especialidades.
“Minha filha já estuda e tem uma rotina escolar. É a segunda vez que ela participa da colônia de férias e sempre volta para casa muito alegre e feliz. Por isso, recomendo aos pais que coloquem os filhos nas colônias, porque faz muito bem às crianças”, afirma a mãe de Pietra, a juíza Cristiane Mendonça Lage.
Maior interação social, autoestima elevada, desenvolvimento da afetividade e da criatividade. Estes são alguns benefícios diretos que as colônias de férias podem trazer aos pequeninos que precisam descansar após o período de estudo. As atividades desenvolvidas envolvem brincadeiras, esportes, cinema, dança e muita animação. Ingredientes que darão um gosto todo especial à rotina das crianças matriculadas nas colônias de férias em João Pessoa.
A pedagoga Carmélia Maia explica que as colônias de férias não envolvem atividades pedagógicas. Apesar disso, ela garante que o período de lazer e descanso influencia diretamente no desempenho escolar das crianças.
“As colônias permitem que os alunos descansem e possam retomar o próximo período letivo com as baterias recarregadas.
Como o nome diz, a colônia é de férias e não há trabalhos pedagógicos. O momento é de recreação, quando as crianças fazem trabalhos diferentes daqueles que desempenham durante o ano, como assistir às aulas de música e participar de oficinas”, comenta.
“Tudo isso ajuda no desenvolvimento social, na afetividade e também na aprendizagem, porque as crianças ficam mais criativas e apresentam desempenho melhor na fala, na leitura e na escrita”, completa a pedagoga.
Em berçários particulares de João Pessoa, os pais podem encontrar ampla estrutura de lazer e diversão para os filhos se divertirem durante as férias. Em uma instituição, que funciona em Manaíra, por exemplo, as colônias já começaram desde o início deste mês e só terminarão em janeiro.
Pagando uma quantia de R$ 750,00, os pais podem permitir que seus filhos participem de atividades acompanhadas por pedagogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e fisioterapeutas. As crianças ficam no local por um período de cinco horas. Chegam às 13h e só saem às 18h. “Nesse tempo, participam de atividades lúdicas, que envolvem todas essas especialidades”, destaca a proprietária do berçário, Nicole Nery.
Entre as crianças matriculadas, está a pequena Pietra. No berçário, a menina participa de peças teatrais, faz aulas de canto, assiste às aulas de culinária infantil e ainda recebe noções de preservação do meio ambiente, com o cultivo em uma pequena horta. As crianças ainda recebem massagens.
“Esse espaço é de desenvolvimento infantil, porque proporciona tanto o bem-estar quanto o aprendizado do aluno”, destaca a proprietária.
Comentários