VIDA URBANA
Municípios da PB reclamam de atraso no repasse de vacinas contra gripe
Secretarias afirmam que não estão conseguindo seguir calendário. Governo do Estado afirma que repasses estão dentro da normalidade.
Publicado em 24/04/2017 às 11:25
Começou nesta segunda-feira (24) a vacinação contra o vírus da gripe para novos grupos prioritários. O governo do Estado informou que os 223 municípios já estão realizando a vacinação e que está recebendo e distribuindo as doses de maneira fracionada. Algumas secretarias municipais disseram que não estão conseguindo seguir calendáriodo Ministério da Saúde.
Em João Pessoa, a vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e devem ser vacinados idosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.
Em Campina Grande a campanha iniciou a vacinação para idosos, crianças de seis meses a quatro anos e mulheres que tiveram bebê há pouco tempo. A Secretaria de Saúde informou que o município recebeu apenas 24 mil doses e a previsão era que recebesse 82 mil doses. O município estava prevendo iniciar hoje a vacinação também para professores, mas devido a baixa quantidade de doses, essa decisão foi adiada.
A cidade de Patos, no Sertão do Estado, recebeu cerca de 3 mil doses e vai inciar a vacinação desta segunda etapa apenas para idosos do município. A Secretaria de Saúde disse que a aplicação das doses acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) das 7h às 11 e das 13h às 17h. O município prevê iniciar a vacinação para crianças, gestantes e puérperas no dia 2 de maio.
Já para a cidade de Sousa, na mesma região, foram enviadas 2.300 doses da vacina e o município está vacinando conforme a remessa de doses que chegam na Secretaria de Saúde. O órgão informou que a partir de hoje começa a vacinação para crianças e idosos e espera receber a segunda remessa de doses ainda esta semana.
Embora as secretarias tenham informado mudanças no calendário por conta do baixo número de doses, o Governo do Estado informou que nenhum município recebeu vacinas abaixo do esperado. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado, o Ministério da Saúde, através do comunicado 19/2017, informa que a distribuição de vacinas aos estados acontecerá de forma fracionada e em oito remessas. Até o dia 20 de abril, a Paraíba recebeu 40% do total de doses que já foram encaminhadas aos municípios.
Ainda conforme a assessoria, da mesma forma que o órgão está recebendo a vacina de maneira fracionada, está também realizando a distribuição dessa mesma maneira. Na semana do dia três de abril foram distribuídos 15% da população total. Já na semana do dia 14 de abril houve a distribuição de mais 15%, embora tenha recebido um total de 10%. “Dessa forma, fica constatado que o estado da Paraíba ainda distribuiu 5% a mais de doses aos municípios da quantidade enviada pelo Ministério da Saúde”, diz a nota enviada pela secretaria.
Comentários