icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Militância de Nonato começa no curso de Comunicação da UFPB

Jornalista Nonato Bandeira iniciou sua militância política ainda na Universidade Federal da Paraíba.

Publicado em 29/10/2012 às 6:00


Jornalista por formação, o vice-prefeito eleito, Nonato Bandeira (PPS), 47 anos, passou por quase todos os jornais paraibanos, ocupando as funções de revisor, repórter e editor geral. Natural de Abaetetuba (PA), Bandeira, que é casado com a também jornalista Célia Chaves e tem dois filhos, Raí e Luíza, construiu a carreira em João Pessoa, quando fez o curso de Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciando na profissão em 1984. A militância começou ainda na universidade, quando participou do movimento estudantil, como diretor de Centro Acadêmico e do Diretório Central dos Estudantes. Na luta pela defesa dos cursos de Comunicação e legalização do diploma de jornalista, Bandeira integrava a Executiva dos Estudantes de Comunicação.

Como jornalista, ele integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas e presidiu a Associação Paraibana de Imprensa. E foi o responsável pelo projeto que implantou a primeira TV Pública na Paraíba, a TV Assembleia, na gestão do hoje vice-governador Rômulo Gouveia.

Na vida partidária, Bandeira só teve um único partido, o PPS, por sua proximidade com os integrantes desta legenda na universidade, desde quando ainda era o PCB originário do líder Luiz Carlos Prestes. Por muitos anos, Nonato fez parte do “coletivo girassol” – grupo que reuniu inicialmente sindicatos e associações em busca de discutir e aprofundar ideias da esquerda e construir uma nova sociedade, ao lado do responsável pela criação do “coletivo”, Ricardo Coutinho.

Nas três campanhas vitoriosas de Ricardo Coutinho para prefeito (2004 e 2008) e para governador, em 2010, Nonato foi o coordenador, assumindo na primeira gestão do então prefeito a Secretaria de Comunicação. Na segunda gestão de Ricardo/Luciano Agra, ele ocupou a chefia de gabinete da prefeitura. Logo após assumiu a pasta de Comunicação do Estado, deixando a função em 5 de abril deste ano para se candidatar.

Ao entregar seu cargo de secretário de governo, inicialmente, Nonato pretendeu ser candidato à Prefeitura de João Pessoa neste ano. No entanto, ele retirou a sua pré-candidatura e passou a compor a chapa majoritária encabeçada pelo deputado estadual Luciano Cartaxo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp