icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ibama se reúne com produtores rurais em Itaporanga para discutir gestão florestal

Na reunião, estiveram presentes produtores rurais de Itaporanga, Santana dos Garrotes, Igaraçy, Pedra Branca, Nova Olinda, Boa Ventura e Piancó.

Publicado em 01/05/2011 às 15:39

Da Ascom do Ibama

Cerca de 200 produtores rurais do Vale do Piancó reuniram-se, neste último sábado (30) com oIBAMA, com a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (AESA), com a SUDEMA e com a EMATER, para discutir com o intuito de esclarecer e conscientizar os agropecuaristas da região sobre como proceder para a realização de desmatamento e queima controlada, as chamadas brocas (derrubada e queima da mata), de modo que não fira a legislação ambiental. Na reunião, estiveram presentes produtores rurais de Itaporanga, Santana dos Garrotes, Igaraçy, Pedra Branca, Nova Olinda, Boa Ventura e Piancó.

Na reunião, os produtores rurais foram informados que as autorizações para uso alternativo do solo (desmatamento) e a autorização para queima controlada são documentos exigidos pela Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) para a ralização da broca, estando estipulado no Decreto nº 6.514/2008 a multa de mil reais por hectare ou fração. Estas autorizações são de responsabilidade da Sudema, devendo os agricultores procurarem esse órgão para a sua obtenção.

De acordo com o Superintendente do IBAMA na Paraíba, Ronilson José da Paz, imagens de satélite utilizadas para o monitoramento do Bioma Caatinga da Paraíba mostraram um grande número de desmatamento e queimadas no Vale do Piancó, motivando a realização de operações fiscalizatórias na região, com o objetivo de identificar as áreas e notificar seus proprietários para apresentarem as autorizações pertinentes. "Como não possuíam as autorizações, os produtores rurais foram autuados, mas tiveram direito à defesa administrativa, que estão sendo avaliadas, antes do julgamento do auto de infração", concluiu.

Durante a reunião, foi denunciado que a Prefeitura de Itaporanga estaria desmatando uma área no Sítio Riachão, a quatro quilômetros da cidade, para depositar os resíduos sólidos do município. O Superintendente do IBAMA compromete-se a investigar o caso encaminhando a prefeitura expediente solicitando as explicações do prefeito.

No final da reunião, houve o compromisso dos órgãos ambientais estaduais presentes na reunião (AESA, SUDEMA e EMATER) para agilizar o fornecimentos das autorizações necessárias para que os produtores rurais do Vale do Piancó não fiquem prejudicados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp