VIDA URBANA
'Passe Livre' cadastra mais de mil estudantes em Campina Grande
Cadastramento foi realizado no final de 2013 para agilizar o processo durante o período de matrículas que acontecem até 31 de janeiro.
Publicado em 30/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:58
Mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Campina Grande foram cadastrados para receber o 'Passe Livre' estudantil, que garante a gratuidade no acesso aos ônibus urbanos da cidade. Terão direito ao benefício os estudantes que estão matriculados em escolas localizadas em bairros distantes do local onde moram e que precisam do transporte coletivo para comparecer às aulas. A Secretaria de Educação fará o controle das passagens de acordo com a frequência.
O cadastramento foi realizado no final do ano passado para agilizar o processo durante o período de matrículas que acontecem até 31 de janeiro. A Secretaria de Educação anunciou que está adotando o modelo da “matrícula inteligente”, realizando o georreferenciamento para identificar o local onde o aluno mora e a distância para a escola. O objetivo é realizar o cadastramento dos alunos novatos no ato da matrícula. As aulas começam no dia 4 de fevereiro. Ao todo, mais de 30 mil alunos devem se matricular na rede municipal de ensino em 2014.
De acordo com as estatísticas da Secretaria de Educação, já estão cadastrados 1.049 estudantes. A equipe de cadastramento atuou nas 120 escolas municipais, sendo detectada a necessidade de cadastro de alunos em 45 unidades. A execução do programa vai ser administrada pela Secretaria de Educação, com o apoio direto da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP).
Cada aluno receberá um cartão para ser usado no sistema de bilhetagem eletrônica, mas a recarga será feita diariamente. Duas passagens serão creditadas no cartão por dia. Segundo a STTP, a recarga será feita nas escolas através de maquinetas parecidas com as usadas para cartões de crédito. Um dos objetivos da recarga diária é fazer o controle da frequência do aluno, evitando que o 'Passe Livre' seja usado para outros fins.
O 'Passe Livre' foi regulamentado através de lei municipal sancionada em 2013 pelo prefeito Romero Rodrigues.
Comentários