CULTURA
"Uma Prova de Amor" e "A Órfã" são as estreias desta sexta
Drama e terror com crianças são as atrações para quem quer curtir uma sessão de cinema neste fim de semana.
Publicado em 25/09/2009 às 8:49
Renato Félix
Do Jornal da Paraíba
Jodie Foster tinha 12 anos quando interpretou uma prostituta em Taxi Driver (1976). Dakota Fanning teve que encarar uma cena de estupro em Hounddog (2007), também aos 12. Às vezes, crianças precisam fazer papéis em filmes que elas próprias nem podem assistir depois, enquanto não crescerem.
Dois filmes que estreiam hoje em João Pessoa mostram duas pequenas atrizes estrelando filmes nada infantis: Abigail Breslin, 13 anos, no drama Uma Prova de Amor (My Sister’s Keeper, Estados Unidos, 2009); e Isabelle Fuhrman, 12 anos, no terror A Órfã (Orphan, Estados Unidos/ Canadá/ Alemanha/ França, 2009).
Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural.
Abigail Breslin já é um rosto familiar: conquistou as plateias em Pequena Miss Sunhine (2006), a ponto de ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. Depois apareceu bem em Sem Reservas (2007), Três Vezes Amor (2008) e A Ilha da Imaginação (2008). Já Isabelle é praticamente uma estreante - antes, no cinema, havia feito só uma coadjuvante em - vejam só - Hounddog.
A Órfã tem censura 18 anos: Isabelle é Esther, que é adotada por um casal que perdeu um filho pouco tempo antes. A encantadora menina não demora a revelar um aspecto sombrio e até mortal na escola e em casa. Um papel que lembra um pouco o de Macaulay Culkin em O Anjo Malvado (1993). Na vida real, Isabelle toca guitarra e canta.
Uma Prova de Amor coloca Abigail como Andromeda “Anna” Fitz-gerald, uma menina que nasceu com uma missão: quando crescer, doar um rim à irmã mais velha (Sofia Vassilieva), de 15 anos, que sofre de leucemia. Por isso, sofre mil limitações de seus pais (Cameron Diaz e Jason Patric) porque sua saúde deve ser perfeita. Ansiando por liberdade, Anna toma a surpreendente decisão de processar os próprios pais.
O diretor é Nick Cassavetes, filho de John - papa do cinema independente americano nos anos 1960 - e da atriz-musa dele, Gena Rowlands. A crítica apontou que, em seu sexto filme, ele de novo investe em uma história emocional que lida com flashbacks o tempo todo - como em Diário de uma Paixão (2004).
Abigail Breslin e Isabelle Fuhrman entram para um clube de pequenas atrizes que enfrentaram desafios maiores do que contracenar com bichinhos ou derrotar vilões que parecem de desenhos animados. É um passo importante para conseguir se manter em evidência como atrizes adultas. Nem sempre dá certo, é verdade: Linda Blair não conseguiu se sustentar mesmo com toda a repercussão de O Exorcista (1973), pelo qual foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. Mas as apostas estão aí.
Grandes pequenas
Linda Blair, 13 anos em O Exorcista (1973) - Diz blasfêmias, vomita verde e se masturba com um crucifixo.
Jodie Foster, 12 anos em Taxi Driver (1976) - É uma prostituta de rua adolescente, amante do cafetão.
Natalie Portman, 11 anos em O Profissional (1993) - Vira protegida de um assassino profissional implacável.
Kirsten Dunst, 11 anos em Entrevista com o Vampiro (1994) - Uma vampira em um jogo de poder.
Dakota Fanning, 12 anos em Hounddog (2007) - Sua cena de estupro ganhou as manchetes do mundo.
Comentários