icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Nova temporada da Fórmula 1 chega com especulações

Especulações sobre o desempenho das equipes estão a todo vapor, e as questões a serem respondidas a partir de domingo são muitas.

Publicado em 17/03/2012 às 6:30


A temporada 2012 da Fórmula 1 tem início neste final de semana, com a realização do Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Como de costume, as especulações sobre o desempenho das equipes estão a todo vapor, e as questões a serem respondidas a partir de domingo são muitas. A principal dúvida que cerca os pad-docks neste começo de ano é se o bicampeão Sebastian Vettel e sua Red Bull vão continuar a dominar o grid como nos últimos anos.

A julgar pelo desempenho apresentado nos testes de pré-temporada, é difícil chegar a uma conclusão. Certo é que a RBR enfrentou mais problemas do que em 2010 e 2011, mas como se diz no futebol, “treino é treino e jogo é jogo”.

Contando com a genialidade do projetista Adrian Newey e um orçamento generoso, a equipe austríaca e o jovem piloto alemão ainda figuram como favoritos em 2012, e são as demais que correm atrás do prejuízo, mais precisamente as outras três equipes que compõem o chamado G4 da F1, McLaren, Ferrari e Mercedes.

A McLaren terminou 2011 como segunda força da categoria, e segue um caminho próprio no desenho do carro. A equipe inglesa é, ao lado da nanica Marussia, uma das únicas a não adotar o degrau no bico do carro - o esteticamente questinonável design domina os carros da temporada (ver parêntesis no final do texto).

O MP4-27 é sem dúvida o carro mais bonito do grid, e, a julgar pelos primeiros treinos na Austrália, continuará sendo uma força.

Jenson Button vem embalado por uma sólida performance e o vice-campeonato de 2011, e Lewis Hamilton está determinado a provar que a má fase e os erros cometidos no meio da temporada passada ficaram para trás.

A Ferrari teve um desempenho muito aquém do esperado na pré-temporada, o que gerou uma intensa movimentação na equipe para produzir atualizações no F2012 e evitar um desastre neste início deste ano. A escuderia de Maranello tem tentado abafar o excesso de pessimismo, mas ao mesmo tempo admite que a situação não é a ideal. A estratégia, porém, gera dúvidas: não se sabe se a intenção é camuflar uma condição melhor do que a aparente e surpreender os adversários ou esconder a possibilidade de um vexame nas pistas.

O discurso do bicampeão Fernando Alonso é otimista.“Nós sabemos em que direção nós precisamos seguir em termos de desenvolvimento do carro, e esse é um passo importante”, afirmou dando a entender que os problemas do F2012 foram identificados.

A prova deve ser disputada em pista seca e temperatura amena, o que pode torná-la um bom indicador de como estão as equipes neste início de temporada. Com transmissão da Rede Globo, a largada está marcada para as 3 horas da manhã.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp