ECONOMIA
Média de preços em JP apresentou acréscimo de 0,52% em julho
Aumentos nos transportes, serviços pessoais, saúde e habitação foram responsáveis pelo resultado de pesquisa do Ideme.
Publicado em 13/08/2015 às 16:06
Aumentos em setores da economia como os de 'saúde e cuidados pessoais', 'transporte e comunicação', 'serviços pessoais' e 'habitação' puxaram o acréscimo de 0,52% no no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade de João Pessoa no mês de julho. A informação é da pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), divulgada nesta quinta-feira (13). Estes grupos apresentaram variações, respectivamente, de 3,78%, 2,05%, 1,33% e 0,61%.
Com isso, o percentual do custo de vida acumulado no ano ficou em 6,12% e nos últimos doze meses em 9,15%. Dos sete grupos que compõem o estudo, dois tiveram desempenhos negativos e um se manteve estável.
Os grupos que sofreram decréscimos foram os de 'alimentação', com 0,42%; e 'artigos de residência', com 1%. A queda dos alimentos foi impulsionada, principalmente, pela diminuição de preços nas hortaliças e verduras (11,09%), no leite e derivados (3,40%), nas farinhas, féculas e massas (2,01%), nos óleos e gorduras (2,00%) e nas frutas (0,95%).
Já o grupo 'artigos de residência', a variação negativa sofreu influência, em especial, da queda de preços médios de móveis (7,04%); apesar de grupo ter registrado aumentos em itens, como: cama, mesa e banho (4,05%) e eletrodomésticos e equipamentos (3,91%). O grupo 'vestuário' ficou estável, no mês de julho.
Para mais detalhes sobre o comportamento do custo de vida em João Pessoa, os interessados podem acessar o site do Ideme.
Comentários