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ECONOMIA

Embratur vai divulgar três destinos paraibanos no mercado internacional

Nesta quarta-feira (5), a empresa de consultoria Chias Marketing divulgou relatório prévio sobre os novos produtos turísticos brasileiros.

Publicado em 05/11/2008 às 18:58

Da Secom-PB

Pelo menos três cidades paraibanas deverão integrar a grade do Plano Aquarela, da Embratur, para participar da promoção internacional no próximo ano. Nesta quarta-feira (5), a empresa de consultoria Chias Marketing divulgou relatório prévio sobre os novos produtos turísticos brasileiros e, diante dos resultados obtidos em avaliações nos locais, destacaram-se as praias do Conde e de Cabedelo, além de João Pessoa, a porta de entrada de turistas na Paraíba. A avaliação foi feita pela equipe de consultores da Chias Marketing, incluindo a sua diretora Patrícia Servilha, numa visita aos 27 destinos turísticos do Brasil, com intuito de indicar ao Ministério do Turismo e Embratur novos produtos turísticos.

Segundo análise prévia, todos os pontos têm potencial para promoção internacional. Na última etapa, quatro destinos foram analisados, além das potencialidades encontradas dentro do turismo afro na Bahia: João Pessoa, Natal, Recife e Fernando de Noronha receberam especialistas que mensuraram resultados nos produtos turísticos em áreas, como turismo cultural, de naufrágio, sol e praia, entre outros.

A Paraíba, segundo Patrícia Servilha, "revela que as praias do Conde e de Cabedelo formam um conjunto de belas paisagens que dificilmente são encontradas no entorno das capitais litorâneas do País. O excelente nível de preservação, aliado à exuberante beleza natural, fará o turista desfrutar de uma biodiversidade ímpar. Os dois destinos têm toda a chance de estarem na grade do Plano Aquarela para promoção internacional", disse.

Patrícia Servilha disse também que, agregando valor ao destino João Pessoa, está o fato de que na orla da cidade é proibido construir prédios com mais de três andares. "Ao mesmo tempo em que o turista pode usufruir de uma capital moderna e com excelentes opções, poderá desfrutar de uma paisagem 'limpa' com vasta natureza e, sobretudo, sossego e tranqüilidade. Outros pontos importantes estão na boa gastronomia encontrada e nos centros de artesanato riquíssimos, muito comuns na região", revelou a diretora da Chias Marketing.

Certificação

A presidente da PBTUR, Cléa Cordeiro Rodrigues, disse que o resultado da pesquisa é fundamental para que a Paraíba conquiste espaço no mercado internacional, mas ela alerta que o turismo local é bem mais além de praias e sol. "Temos um leque de atrativos turísticos em todas as regiões da Paraíba, além da nossa cultura, gastronomia, artesanato e história". Na opinião dela, a partir de João Pessoa os turistas poderão ter a oportunidade de se surpreender com o imenso potencial turístico que a Paraíba possui e que vem sendo divulgado pelo Governo do Estado em todos os eventos que tem participado pelo Brasil e na Europa

Para o diretor de Marketing da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Gustavo Marques, essa avaliação vem certificar o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado na área de Turismo, "na divulgação das belezas naturais do Conde, da Lei que determina a proibição de construção de prédios na orla, a existência de sol durante todo o ano, além do meio ambiente, onde todas as praias são propícias para o banho". A Paraíba foi divulgada no final de outubro durante o Congresso Brasileiro das Agências de Viagem e Feira das Américas, eventos realizados no Rio de Janeiro.

O diretor destaca também a parceria do Governo do Estado com a Embratur no processo de divulgação. Na opinião dele, "essa divulgação no mercado internacional é muito importante para a Paraíba, pois entraremos num mercado bastante competitivo com a chancela do Governo Federal melhorando ainda mais a nossa demanda turística", avalia Gustavo Marques.

Para o presidente do João Pessoa Convention Bureau, Gustavo Garcia, a visibilidade que a Paraíba terá no mercado internacional, em especial João Pessoa, será importante para que a cidade ganhe mais credibilidade durante o processo de captação de eventos. O executivo destaca que a Paraíba se encontra em nono lugar no ranking dos principais destinos de eventos internacionais, de acordo com a ICCA (International Congress and Convention Association). "Teremos certamente mais argumentos para conquistar novos eventos", disse.

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Jornal da Paraíba

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