VIDA URBANA
Comércio toma calçadas em JP
Em Mangabeira, comerciantes expõem produtos fora dos seus estabelecimentos e impedem o fluxo de quem precisa caminhar pelas calçadas.
Publicado em 31/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:54
O limite entre os empreendimentos comerciais e a calçada das ruas de Mangabeira parece não existir. Aproveitando-se do espaço público das calçadas e da falta de fiscalização, alguns comerciantes expõem produtos, donos de lanchonetes colocam mesas e cadeiras fora dos seus empreendimentos e impedem o fluxo de caminhantes na Josefa Taveira, principal avenida do bairro.
Moradora do bairro há 20 anos, Angela Cavalcante disse que costuma fazer suas compras no comércio de Manguabeira, mas se sente prejudicada por não poder transitar livremente nas calçadas em decorrência do número de produtos expostos, além dos carros que também estacionam nas calçadas.
Ângela disse que é um risco de vida caminhar no acostamento da avenida, a mais movimentada do bairro: “Arrisco minha vida aos carros e motos que passam voando, e quando venho com minha filha ainda é pior”, enfatizou.
A moradora comentou já ter ouvido reclamações, mas nunca viu qualquer tipo de fiscalização: “Vejo o pessoal reclamando direto no rádio e na TV, mas nunca vi fiscalização nem melhoras”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Assis Freire, garantiu que a avenida Josefa Taveira recebe equipes de fiscalização regularmente e que o principal objetivo da secretaria é manter as calçadas limpas e livres. Em julho houve fiscalização no bairro e, de acordo com o secretário, os fiscais não relataram maiores problemas. “Tivemos a abordagem educativa que é aquela que os fiscais dizem que é proibido e pedem que os comerciantes retirem seus produtos. Assim foi feito em Mangabeira e não temos maiores problemas”.
Comentários