ESPORTES
Botafogo vê 'fator casa' como chave para título
Botafogo se prepara para receber o Juventude neste domingo (3), no Estádio Almeidão, e reverter a vantagem do time gaúcho.
Publicado em 02/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
Na Maravilha do Contorno, o ar que se respira já é o da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro. O Botafogo se prepara para receber o Juventude neste domingo, no Estádio Almeidão, e reverter a vantagem do time gaúcho. Apesar de precisarem vencer para ficar com o título, todos no Belo estão otimistas. O volante Pio é um dos que acreditam que a força do Alvinegro jogando em casa vai ser determinante.
"Eu creio que domingo o bicho vai pegar. Com todo o respeito ao Juventude, que é uma excelente equipe, muito qualificada, e mostrou isso dentro dos seus domínios. Mas o Botafogo tem um percentual de vitória muito bom dentro de casa e eu creio que domingo o Botafogo pode entrar para a história", comentou o volante, referindo-se à chance de o Belo conquistar o primeiro título nacional para o futebol paraibano.
Como perdeu o jogo de ida por 2 a 1, em Porto Alegre, o Botafogo só precisa de uma vitória simples (1 a 0) para ser campeão, já que o gol marcado fora de casa conta como critério de desempate. E a confiança de Pio se justifica muito pelo aproveitamento que o time tem nesta Série D quando joga no Almeidão.
Das sete partidas que fez em João Pessoa na competição, o Botafogo ainda está invicto. Foram seis vitórias e apenas um empate. E tem mais. Entre as seis vitórias, cinco foram com uma diferença de dois gols, resultado que também garante o título ao Alvinegro. Ou seja, pelo menos as estatísticas dão motivos suficientes para a Maravilha do Contorno estar otimista.
"O apoio da torcida é fundamental. Tem sido assim em todos os jogos no Almeidão e, tenho certeza, não será diferente neste domingo. A ansiedade é normal, todo mundo querendo que chegue logo a hora do jogo", frisou o capitão Lenílson.
JOGO CONTRA O CENTRAL É A INSPIRAÇÃO
O Botafogo já tem a receita para sair do Almeidão com o título brasileiro da Série D: repetir a atuação que teve contra o Central, no mata-mata da segunda fase. O duelo foi lembrado ontem pelos jogadores e considerado o momento mais marcante da trajetória do Belo até aqui.
O Botafogo havia perdido o primeiro jogo em Caruaru por 3 a 1. Teve que buscar o resultado em casa, jogando com a pressão de ter que fazer pelo menos dois gols - e não levar nenhum. O problema é que o Central marcou quando o time paraibano já vencia por 2 a 0. O Botafogo tinha, então, menos de dez minutos para marcar o terceiro gol e levar o jogo para pênaltis. E, aos 38, coube ao uruguaio Mario Larramendi marcar o gol salvador.
"Aquele foi o jogo mais marcante, a hora da virada. Quando a gente venceu nos pênaltis, sabia que conseguiríamos o acesso", lembrou o capitão Lenílson.
O atacante Fausto também elegeu a partida contra a Patativa como determinante para a arrancada botafoguense.
"Tínhamos dez minutos para marcar um gol. E com o apoio da torcida, fomos para cima. E ali começou a arrancada", frisou o atacante.
Trazendo para o momento atual, o atacante Rafael Aidar comparou os dois momentos.
"Contra o Central precisávamos vencer para seguir na competição. Agora vale o título. É o momento que todos os jogadores querem estar presentes, a hora de entrar para a história do clube. Tomara que possamos ter a mesma sorte", espera ele. Do Globoesporte.com
Comentários