ECONOMIA
SPC registra queda na reabilitação do crédito
Inadimplência reduziu 31,9% em Campina Grande e 2,01% em João Pessoa.
Publicado em 08/03/2012 às 6:30
No primeiro bimestre deste ano, as Câmaras dos Dirigentes Logistas de João Pessoa e de Campina Grande registraram reduções na quantidade de consumidores que não quitaram suas dívidas e foram incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Na comparação com 2011, na capital, a redução nas inclusões foi de 2,01%, enquanto que em Campina Grande a diminuição chegou a 31,9%.
Apesar da queda dos incluídos no cadastro de devedores, houve forte redução na quantidade de consumidores que conseguiram quitar as dívidas inscritas e foram reabilitadas ao crédito.
Segundo o diretor do SPC da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Lindembergh Vieira, em comparação com 2011, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, houve uma redução de 40,7% no número de consumidores que foram excluídos do cadastro de devedores porque conseguiram quitar as dívidas, voltando a ter crédito. Em Campina Grande, por sua vez, este índice sofreu uma redução de 33,6%.
Em João Pessoa, ao todo, nos dois primeiros meses deste ano, 3.390 quitaram seus débitos e voltaram a ter crédito na “praça”.
Enquanto isto, no mesmo período do ano passado, foram realizadas 5.718 reabilitações. Para Lindembergh Vieira, a dificuldade dos consumidores para quitar as dívidas está atrelada às altas taxas de juros cobradas. “Os juros cobrados por cartões de crédito são criminosos e impedem que os consumidores consigam pagar suas dívidas e isto é muito prejudicial para o comércio”, comentou.
O diretor do SPC na CDL-JP comenta ainda que as compras com longos prazos para pagar podem ser consideradas vilãs.
“Quando se compra com longos prazos, um imprevisto como uma doença na família, por exemplo, pode fazer com que o consumidor não consiga pagar a dívida, atrase uma parcela e, por causa dos juros altos, isto vire uma bola de neve”, comentou.
De acordo com Lindembergh Vieira, no primeiro bimestre deste ano, as inclusões no SPC somaram 4.281. Somente no mês de fevereiro foram 1.728 inclusões. Já em fevereiro do ano passado foram 2.187 (26,56% a mais que neste ano) e no acumulado de janeiro e fevereiro de 2011 foram 4.369 inclusões.
Em Campina Grande, nos meses de janeiro e fevereiro, foram realizadas 1.895 inclusões, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 2.783. No mesmo período, neste ano, foram realizadas 1.293 exclusões do SPC (com consequente reabilitação ao crédito), enquanto que em 2011 foram 1.948.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande, Tito Motta, a redução na quantidade de inclusões no SPC está relacionada a uma maior atenção dos lojistas antes de realizar as vendas. “Em fevereiro, batemos recorde de quantidade de consultas ao SPC/Serasa. Isto prova que os comerciantes estão se preocupando mais antes de realizar as vendas, observando antes se aquele cliente já está em algum cadastro de devedores ou não. Antes, sem observar isto, alguns comerciantes acabavam vendendo no crediário a pessoas que já estavam incluídas no cadastro de devedores e acabavam não conseguindo pagar as compras realizadas.
Agora, observando os cadastros, o comerciante já evita vender a quem já está devendo”, comentou.
Comentários