icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

RG é o documento mais solicitado pelos paraibanos

A média, todos os meses, é de sete mil carteiras de identidade emitidas pelas sete Casas da Cidadania existentes no Estado

Publicado em 02/09/2011 às 6:30

Da Redação

Para solicitar um cartão de crédito, abrir conta corrente em agências bancárias ou efetivar inscrições para programas sociais ou concursos públicos é necessário a apresentação de documentos como o Registro Geral (RG) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os dois podem ser emitidos em uma das sete Casas da Cidadania do Estado. A média mensal é de sete mil carteiras de identidade – o documento mais solicitado pela população.

Uma das pessoas que está nesses números é a funcionária pública Maria das Dores Nunes, de 44 anos. Ela usava a carteira de identidade de estado civil solteira, por este motivo, preferiu alterar os dados no Instituto de Perícia Científica (IPC) na Casa da Cidadania do bairro de Jaguaribe, em João Pesoa. “Já modifiquei os dados do CPF e do título. Faltava apenas o RG”, afirmou.

De acordo com o gerenteexecutivo das Casas da Cidadania Nório Guerra, o número de RGs emitidos é maior porque o local é referência na prestação desse tipo de serviço. Além disso, os paraibanos também podem solicitar a carteira de trabalho e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). “A tendência da administração é aumentar a disponibilidade de serviços para a população”, ressaltou.

Na Casa da Cidadania de Jaguaribe é possível encontrar também serviços como o Procon municipal, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), telefonia e correspondentes bancários. “Isso evita o deslocamento do cliente para outros locais”, comentou o gerente operacional Nildo Almeida, acrescentando que no mês passado foram 33 mil atendimentos em todos os serviços.

ENDEREÇOS

Em João Pessoa existem três Casas da Cidadania, sendo que a do bairro de Jaguaribe atende a maior demanda do Estado. Nesse local são emitidas quatro mil carteiras de identidade por mês. Em segundo lugar fica a localizada no Shopping Tambiá (3.200) e em terceiro a do Shopping Manaíra (700).

Já o número de CPFs é menor, em média, 350 por mês em cada Casa. “O último poderá ser emitido em Centros Sociais Urbanos”, afirmou Nório Guerra.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp