icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Açudes ainda têm volume baixo

Pelo menos quatro açudes ganharam volume, mas segundo dados da Aesa 29 reservatórios ainda estão em situação crítica.

Publicado em 10/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:47

Por causa das chuvas que atingiram a Paraíba em março e na primeira semana de abril, alguns açudes estão recuperando sua capacidade hídrica. De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), pelo menos quatro reservatórios – Coremas, Jatobá, Farinha e Capoeira – ganharam volume durante este período.

Apesar disso, o órgão diz que a situação do Estado ainda é preocupante, com 29 reservatórios em situação crítica (menos de 20% do volume total) e apenas dois sangrando.

De acordo com o gerente de operações de mananciais da Aesa, Gerald Souza da Silva, após o fim do período chuvoso, previsto para maio, o órgão fará a simulação da capacidade de abastecimento dos reservatórios do Estado.

“Estamos esperando o fim do período chuvoso para fazer a simulação da capacidade de abastecimento. Somente após esta avaliação, poderemos divulgar um boletim completo sobre a capacidade de cada manancial. Em um panorama geral, com as últimas chuvas, os açudes deram uma recuperada, mas ainda não é suficiente para apontar uma situação mais tranquila. Muitos ainda estão em risco”, enfatizou Gerald Souza da Silva.

O gerente de monitoramento de bacias hidrográficas do órgão, Alexandre Magno Teodósio, ilustrou a situação de alguns açudes que receberam recarga no volume. “O açude de Coremas, por exemplo, em fevereiro estava com a capacidade de 22% e estava caindo. Em março, com as chuvas, atingiu 25,4% e agora está com 29,7%.

O açude de Jatobá, que chegou a secar por causa da seca, agora está com 35%, está subindo consideravelmente desde o dia 7 de março. Mas ainda não há como dizer quantos açudes estão fora de risco”, detalhou.

BOQUEIRÃO

Segundo informou o responsável pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Everaldo Jacobino de Moura, a irrigação via Açude Epitácio Pessoa/Boqueirão está sendo interrompida gradativamente, até o próximo dia 30.

“O volume do açude hoje é de aproximadamente 132 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 32%. A Agência Nacional das Águas deverá decidir a situação da irrigação, mas a determinação é interromper gradativamente, até o dia 30 deste mês”, informou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp