POLÍTICA
Ministério Público apresenta 23 projetos estratégicos
Procurador-geral de Justiça do MPPB disse que projetos em várias áreas de atuação social serão postos em prática em 30 dias.
Publicado em 06/07/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 14:20
O Ministério Público Estadual em Campina Grande foi sede do último encontro regional para a apresentação de 23 projetos que poderão ser aderidos pelas promotorias do Estado, ontem pela manhã. De acordo com o procurador-geral de Justiça do MPPB Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, depois da adesão, os projetos em várias áreas de atuação social serão postos em prática em 30 dias.
O procurador também informou que ainda existe um déficit de 20 promotores no Estado e um novo concurso poderá ser realizado em um ano. Hoje são 210 promotores no MPPB.
Conforme o procurador-geral, os 23 projetos estratégicos estruturantes estão elencados em várias áreas, como saúde, educação, execução penal, segurança e de proteção ao idoso, criança e adolescente. “A lógica do encontro é essa, a gente apresenta os projetos aos promotores, que podem aderir a qualquer um dos projetos dentro da sua área. Eles vão receber uma carta de adesão, que terá uma ficha para cada escolha. A ficha então será entregue ao coordenador do projeto, e dentro de 30 dias essas cartas serão operacionalizadas, começando o projeto a ser de fato executado. Dentro de cada projeto existem regras, com etapas a serem cumpridas, como prazos e percentuais”, explicou.
Ele informou que o trabalho de investigação e execução de projetos pelo MPPB exige um conjunto de esforços de toda a instituição, que hoje possui um quadro de 210 promotores de justiça e mais 19 procuradores de justiça. Para o procurador existe a necessidade da atuação de mais 20 promotores, para atender a demanda da sociedade. “O quantitativo ainda não é o ideal e eu diria que a gente precisa de mais 20 promotores no Estado. Dessa forma, a gente fecharia bem as nossas necessidades e, a partir disso, não tenha dúvida, passaremos a ter um ponto importante de trabalho com o fechamento de mais esses colegas. Acho que daqui a um ano a gente 'dispara' mais um novo concurso”, informou.
Conforme a Assessoria de Comunicação do MPPB, 20 novos promotores tomaram posse no mês passado, para atuação em 50 municípios do Sertão. Em Campina Grande, são cerca de 40 promotores, mas 67 da região estiveram presentes durante o evento que aconteceu na sede do MPPB da cidade. O procurador explicou que ontem foi o terceiro encontro, o primeiro realizado em João Pessoa, com 76 adesões aos projetos e o segundo, em Patos, que teve 57 adesões.
Comentários