VIDA URBANA
Homens da Marinha participam de exercício de defesa do porto
Ação segue até a próxima quinta e tem a finalidade de treinar militares da Marinha do Brasil e integrantes dos demais órgãos para uma hipotética ocupação do porto por 'inimigos'.
Publicado em 25/10/2011 às 6:30
Cerca de 350 homens, entre integrantes do 3º Distrito Naval, defesa portuária e outros órgãos de segurança da Paraíba, começaram a participar, ontem, de um exercício de defesa do porto de Cabedelo, na região metropolitana.
A ação segue até a próxima quinta e tem a finalidade de treinar militares da Marinha do Brasil e integrantes dos demais órgãos para uma hipotética ocupação do porto por 'inimigos'. Segundo o capitão dos Portos da Paraíba, capitão-de-fragata Paulo Santos de Oliveira, que será o comandante da operação, trata-se de um treinamento habitual, feito todo ano em um porto diferente. Em 2010, a simulação aconteceu em Fortaleza.
“A ação visa ao treinamento de militares da marinha do Brasil, bem como militares civis de outros órgãos, para em caso de haver uma situação de invasão real”, reforçou o capitão, acrescentando que serão 'vivenciados' vários tipos de incursões, tanto por terra quanto pelo mar e, por isso, os treinamentos duram quatro dias.
O 3º Distrito Naval é sediado no Rio Grande do Norte, mas tem jurisdição também nos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Um total de 120 militares do 3º Distrito, além de seis viaturas e o navio-patrulha 'Guaíba', chegaram ontem à Paraíba para iniciar a operação. A simulação também conta com o efetivo da Capitania do Portos da Paraíba (CPPB): 80 militares, seis viaturas e quatro embarcações.
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal e Rodoviária Federal, militares do exército brasileiro, além de outras corporações também participam da ação. Segundo o capitão-de-fragata Paulo Santos, a última simulação de defesa do porto de Cabedelo aconteceu em 2007.
Comentários