VIDA URBANA
Aumentam cadastros no SUS em João Pessoa
Enquanto o comum eram as equipes cadastrarem 350 usuários dia, o número fica em torno de 620 atualmente.
Publicado em 09/03/2012 às 8:00
A sede do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa (no antigo Láctario da Torre), registrou um aumento de 77,1% nos atendimentos do ano passado para este ano. Enquanto o comum eram as equipes cadastrarem 350 usuários dia, o número fica em torno de 620 atualmente.
Tudo isso por conta da portaria do Ministério de Saúde, publicada no Diário Oficial da União de julho último e que entrou em vigor no dia 1º de março, que determina que os estabelecimentos de saúde, públicos ou conveniados ao SUS, registrem o número do Cartão Nacional de Saúde nos formulários de atendimento de média e alta complexidade.
Isso inclui internações, transplantes, quimioterapia, hemodiálise, regulação de exames e cirurgias. Conforme a chefe do Cartão SUS, Alana Andrea Aguiar, 680 mil pessoas tem o cadastro do SUS em João Pessoa, mas nem todas possuem o Cartão Nacional. Estima-se que apenas 50% dos usuários da rede na capital tenham o documento, conforme informações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em toda a Paraíba, dados do MS dão conta de que cinco milhões de pessoas já tenham um número SUS, embora alguns não saibam disso. A orientação é que os usuários procurem as unidades de saúde de seu município para efetuarem o cadastro e receberem o Cartão Nacional.
Conforme a chefe do Cartão SUS em João Pessoa, os atendimentos de urgência e emergência continuam sendo feitos nas unidades de saúde normalmente, mesmo sem a apresentação do número SUS. Quanto à média e alta complexidade, os pacientes que ainda não possuem o registro são orientados a fazê-lo e somente depois disso podem marcar os procedimentos.
Já nas Unidades de Saúde da Família (USFs), o número SUS será cobrado apenas em abril. "Nós intensificamos o trabalho de orientação aos usuários desde o ano passado, para que assim eles providenciem seus cartões. Inclusive as equipes das Unidades de Saúde da Família foram alertadas sobre a necessidade de informar aos usuários a portaria do MS”, comentou Alana Andrea, ao informar que o processo de cadastramento é rápido e o documento é emitido na hora.
A equipe que era de quatro digitadores passou para 12, já em 2010. Durante a tarde de ontem, a sede do Cartão SUS registrou movimento intenso na capital, mas a rotatividade no atendimento era grande.
Uma das usuárias que procurou a unidade foi Magna Celi, que havia perdido seu cartão. “Vim fazer um novo para mim e também um para minha filha, que ainda não tinha. É muito importante ter o cartão em mãos”, disse Magna.
A usuária Cícera da Costa, que há anos utiliza o SUS, foi somente ontem solicitar a confecção do cartão.
Comentários