VIDA URBANA
PM inicia série de blitzen preventivas em avenidas da Capital
Militares interceptaram os automóveis, motocicletas e até ônibus. PMs revistaram passageiros do sexo masculino, inclusive mochilas e pertences pessoais.
Publicado em 31/07/2010 às 11:52
Da Redação
Com Secom-PB
O 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba realizou na sexta-feira (30) mais uma edição da Operação Presença. A ação teve caráter preventivo e seguiu pelas principais avenidas de João Pessoa. Cerca de 100 homens, armados com pistolas, submetralhadoras e carabinas, fizeram blitzen nas avenidas Epitácio Pessoa (Expedicionários), Beira Rio (Torre), Argemiro de Figueiredo e Edson Ramalho (Manaíra).
A previsão é de que a operação seja rotineira. O ponto de partida aconteceu exatamente em dia de pagamento do funcionalismo público, com o objetivo de colaborar com a segurança de quem precisou sacar dinheiro.
Montando barricadas, os militares interceptaram os automóveis, motocicletas e até ônibus. Além de conferir a documentação pessoal e do veículo, os PMs revistaram todos os passageiros do sexo masculino, inclusive mochilas e pertences pessoais.
Em seguida, os policiais foram ao bairro São José, onde entraram em becos e ruelas para fazer revistas e inibir a presença de criminosos. Ao todo, a operação durou cerca de quatro horas e terminou com apreensão de veículos irregulares.
Os militares abordaram veículos e pessoas para conferir documentos e identificar eventuais portes de armas e drogas. Equipes da Rotam, Choque, Rádio Patrulha e da Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran) participaram do trabalho.
Um comboio, formado por quase 30 viaturas e quatro motos partiu do Comando do 1º Batalhão da PM, no Centro, e seguiu em direção à avenida Beira Rio. O efetivo foi dividido em três equipes que se posicionaram em pontos estratégicos das avenidas Argemiro Figueiredo, Epitácio Pessoa e Edson Ramalho. A intenção era realizar as abordagens nos três lugares, simultaneamente.
Toda a operação foi acompanhada de perto pelo comandante do 1º Batalhão, coronel Carlos Américo. Ele explicou que a ação teve caráter preventivo. “O objetivo é intensificar o policiamento nas ruas e prevenir os delitos, principalmente, hoje, quando começa a Festa das Neves”, afirmou.
Comentários