ECONOMIA
Hotéis investem em iniciativas sustentáveis
Segundo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), 30% dos hotéis de João Pessoa utilizam energia solar para o aquecimento da água.
Publicado em 10/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52
Mais do que reduzir custos, os empresários paraibanos donos de hotéis estão cada vez mais preocupados em adotar medidas sustentáveis para agregar valor aos seus empreendimentos.
Ações simples como a implantação de coleta seletiva, o uso de lâmpadas econômicas e o reaproveitamento de água da chuva vem sendo cada vez mais comuns e fazem toda a diferença na hora de escolher o hotel onde o turista deve ficar.
Segundo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB) e dono do Ambassador Flat Hotel, José Inácio Júnior, 30% dos hotéis de João Pessoa utilizam energia solar para o aquecimento da água. “Na Europa, esta prática é bem mais comum, mas vem crescendo aqui no Brasil e os turistas também passaram a cobrar isso da rede hoteleira”, afirmou o presidente.
Outras medidas também fazem parte dessa postura ecologicamente correta. O Ambassador Flat Hotel, localizado na praia do Cabo Branco, na Capital paraibana, adotou um sistema de descarga econômica e ecológica que evita o desperdício de água. Além disso, a administração do hotel resolveu trocar a iluminação por lâmpadas de LED que consome apenas 10% da energia utilizada pelas lâmpadas comuns. A economia foi notável já nos primeiros meses. “As contas de energia e de água reduziram consideravelmente, além de estarmos contribuindo para a preservação do meio ambiente, o que é muito importante”, revelou o empresário José Inácio.
Aliada a economia financeira, a conscientização também faz parte deste novo formato. Para ajudar a preservar espécies marinhas, o Ambassador Hotel desenvolveu uma parceria com o projeto Peixe-Boi onde é proposto aos hóspedes uma visita até Barra de Mamanguape onde é possível mergulhar junto aos animais e conhecer um pouco do projeto ecológico. Por meio desse projeto, os moradores da região mudaram suas atitudes e deixaram de caçar o animal para protegê-lo da extinção. “Os turistas estão mais conscientes, eles se interessam por passeios ecológicos e os hotéis só tem a ganhar ao oferecer estas opções de lazer aos hóspedes”, destacou o empresário.
O VerdeGreen Hotel é outro exemplo de empreendimento sustentável na Paraíba. Em frente a praia de Manaíra, o hotel é referência de hospedagem na capital. Além das iniciativas comuns aos demais hotéis, como o uso de energia solar para aquecimento de água e o sistema de coleta seletiva, o VerdeGreen também disponibiliza aos hóspedes bicicletas para passeio e carregadores que utilizam energia solar. O aparelho funciona para celulares (iphone e smartphone) e tablets, possuindo entrada USB. É possível conectar três modelos por vez. A medida tem como objetivo incentivar o uso de fontes alternativas e ampliar as ações para reduzir o consumo de energia.
Neste ano, a unidade deu início ao projeto de gestão de energia, com objetivo de reduzir em 5% as despesas anuais. Além do sistema de aquecimento de água que utiliza luz solar, o local estimula os hóspedes a economizarem com atitudes corriqueiras, como trocar o elevador pela escada, apagar a luz ao deixar os ambientes, programar o timer do ar condicionado, entre outras.
Atitudes como estas mostram a preocupação ambiental e ajudam a construir um mundo mais sustentável.
Comentários