VIDA URBANA
Começa a Folia de Rua em João Pessoa
Evento será lançado às 21h no Ponto de Cem Réis. Os desfiles de blocos na Via Folia têm início amanhã.
Publicado em 05/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 22/02/2024 às 19:40
Confetes e serpentinas nas mãos que será dada a largada para os 10 dias de alegria com as prévias carnavalescas de João Pessoa. O Folia de Rua será oficialmente lançado logo mais à noite, no Ponto de Cem Réis, no Centro, com o musical 'João Pessoa – Cem Anos de Carnaval', de texto e direção de Alberto Arcela. A apresentação será gratuita, a partir das 21h. Amanhã começam os desfiles dos blocos do Folia de Rua e a Via Folia já está quase pronta para receber os mais de 1 milhão de foliões durante os dias da festa.
O musical trará para o palco atores, bailarinos e, especialmente, músicos que tiveram a sua história diretamente ligada aos 28 anos da prévia carnavalesca da cidade. Diversos cantores animarão a noite, como Mestre Fuba, Liss Albuquerque, Gracinha Telles, Diana Miranda, Jairo Madruga, Walter Luís e ainda Mira Maya, Raiany Stefany e Lucy Alves. Ao todo, a produção soma 50 artistas. Jurandy do Sax, conhecido por embalar o pôr do sol na praia do Jacaré, e a Orquestra PB Pop, do maestro e arranjador Rogério Borges, também reforçam o extenso set musical.
A fusão entre os diferentes carnavais de rua vividos pela cidade ao longo dos últimos 100 anos serão mote para as marchinhas, frevos e forrós apresentados nas 22 músicas do repertório, que será o fio condutor da narrativa conduzida por dois atores convidados, sendo Thardelly Lima e Márcio Tadeu. Eles apresentarão os principais símbolos e músicas do Carnaval, os folguedos de rua, a rivalidade dos antigos carnavais de clube, como do Astréa e Cabo Branco.
A apresentação será o abre-alas para a prévia Folia de Rua, que reúne 45 blocos, que desfilarão de 5 a 14 deste mês em diversos bairros de João Pessoa. Um dos organizadores do evento, Zeba Lyra, destacou o tema da edição 2015. “Neste ano, vamos homenagear os 100 anos do Carnaval de rua de João Pessoa, numa celebração da sua verdadeira essência e identidade cultural”, relatou.
A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) informou que a estrutura preparada na avenida Epitácio Pessoa (a Via Folia) para receber os foliões contará com 100 banheiros químicos, distribuídos em toda a avenida, sendo dez adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais. Além disso, uma tenda de acessibilidade, a ser montada, na calçada de frente ao supermercado Pão de Açúcar, no bairro de Miramar.
A ornamentação está quase pronta para as noites de festa. A montagem do camarote, com capacidade para 3 mil foliões, começou na última quarta-feira e já está concluída, assim como o portal de nove metros de altura, cortando os dois sentidos da via, que já foi instalado. No entanto, bonecos e fitinhas completam a parte ornamental, e a instalação também está prevista para ser realizada ainda hoje, de acordo com a Funjope.
Segundo o vice-presidente da Associação Folia de Rua, Euclides Menezes, o número de foliões varia entre 200 mil e 500 mil para os dias de desfile dos blocos de maior arrasto, como as Virgens de Tambaú, Picolé de Manga e Muriçocas do Miramar. “Essa tradição de brincar na rua em João Pessoa consegue arrastar mais de um milhão de foliões, atualmente, no somatório dos desfiles”, frisou. (Mais no Vida & Arte)
SEGURANÇA
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) realiza, na manhã de hoje, a instalação de câmeras de segurança para garantir a tranquilidade do evento na Via Folia. A instalação será no cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a rua professora Maria Sales, onde ficarão 16 câmeras em um micro-ônibus de vídeo monitoramento, equipado com dois televisores, que acompanham e gravam todo movimento da via. Dois policiais devem ficar em constante comunicação com o policiamento local, por meio de rádios. Detalhes sobre o efetivo e esquema de policiamento não foram divulgados até o fechamento desta edição. (Colaborou Othacya Lopes)
Comentários