icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Concurseiros não param de estudar, mesmo com festas

Candidatos deixam de participar de eventos com a família para manter rotina de estudos.

Publicado em 24/11/2013 às 8:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:13

Há um ano, Siciliany Souza decidiu se dedicar aos concursos públicos e desde então passou a abdicar de momentos de lazer com a família. Neste final de ano, as coisas não vão ser diferentes. O marido e os filhos dela vão passar o Natal no Rio de Janeiro, com os parentes, e Siciliany vai ficar em casa estudando para os concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Siciliany, que é técnica em eletrônica e estudante de Direito, sabe bem que para alcançar o objetivo de ser aprovada em um concurso público precisa abrir mão de muita coisa. “A gente tem que ter muita disciplina e determinação. Quando decidi estudar para concurso, meus filhos e meu marido não entendiam muito, mas agora eles já compreendem essa minha necessidade”, declarou Siciliany, que também aguarda com ansiedade o edital para o concurso da Polícia Federal, que vai oferecer mais de 500 vagas para a área administrativa.

A concurseira contou que não é fácil se 'isolar' da família e dos amigos, mas que tudo é uma questão de hábito. “Hoje meu nível de estudo já é bem mais elevado que no começo. É um processo de crescimento, de aprendizado. No início eu não tinha final de semana, agora já consigo reservar três ou quatro horas para ficar com minha família”, afirmou Siciliany. Tanto no IFPB quanto na prefeitura, ela vai disputar uma vaga do nível médio.

Para Roseane da Silva Assis, o período natalino não significa tranquilidade nem descanso. “Vou estudar. Claro que na hora da ceia de Natal estarei sentada à mesa com minha família, mas logo depois voltarei para os livros”, frisou. Roseane dava aulas de música, mas decidiu se dedicar exclusivamente a concursos públicos. A rotina começa bem cedo: às 4h e segue até à noite. Roseane reserva um tempo pela manhã para pedalar e fazer as refeições com a família, mas de uma forma geral, não é exagero dizer que ela vive para estudar.

A concurseira está inscrita nos concursos do IFPB e da PMJP, mas também pretende tentar outros que surgirem. “O padrão de vida é muito alto, para manter esse padrão temos que estudar.

Eu sempre digo que vou deixar para dormir mais quando passar, vou deixar os momentos de lazer para quando for aprovada”, destacou Roseane. Segundo ela, os investimentos são altos, portanto o esforço tem que ser o máximo possível.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp