icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TCE acata denúncia contra Prefeitura de Campina Grande

Procurador do município diz que não foi notificado da decisão do TCE.

Publicado em 13/04/2012 às 11:15

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou procedente denúncia sobre supostas irregularidades praticadas pela Prefeitura de Campina Grande em relação ao controle interno do Poder Executivo e a contratações indevidas de empresa de consultoria de contabilidade no lugar de profissionais concursados e nomeados. A decisão da corte foi publicada na quinta-feira (12) no Diário Oficial do Estado e foi remetida ao Ministério Público.

De acordo com assessoria do MP, a denúncia foi feita por servidores municipais e também consta na ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada, em 2011, pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Campina Grande contra o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). A ação tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande e também requerer a reparação de danos aos cofres públicos e a anulação dos contratos firmados entre a Prefeitura e a empresa de consultoria de contabilidade para execução de serviços considerados permanentes.

No TCE, o voto do relator André Carlo Torres foi seguido por unanimidade pelos demais membros da corte. Eles concederam um prazo de 90 dias para que o prefeito Veneziano cumpra a lei e adote as medidas cabíveis para atribuir as devidas funções aos atuais auditores públicos aprovados em concurso. Nesse período, o prefeito também deverá tomar as medidas necessárias para realizar
concurso público visando ao preenchimento das demais vagas de contadores e auditores públicos,restringindo, desse modo, a contratação de assessorias e consultorias a atividades excepcionais.

Caso as recomendações do TCE não sejam cumpridas, o prefeito Veneziano poderá ser responsabilizado e punido com multa.

O procurador da Prefeitura de Campina Grande, Fábio Thoma, disse que ainda não foi notificado da recomendação do TCE, mas disse que ele não afeta o município em nada. Segundo ele a denúncia, foi motivada porque três auditores, que são concursados, estavam trabalhando fora de função. “O que o TCE recomendou foi que eles trabalhassem dentro de suas atribuições, isso já vem sendo cumprido”, afirmou dizendo que vai comunicar este fato ao tribunal .

Com relação a recomendação para realização de concurso para ocupação de cargos de auditores. Thoma disse que o concurso realizado para este setor já expirou e não tem mais vagas a serem preenchidas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp