POLÍTICA
Câmara de João Pessoa inicia estudo para se tornar sustentável
Ações incluem reuso da água, economia de energia e gestão de resíduos.
Publicado em 27/04/2017 às 11:37
A Câmara de Vereadores de João Pessoa contratou uma consultoria para que a Casa seja a primeira sustentável do país. O estudo, elaborado pela engenheira civil Claudiana Maria da Silva Leal, doutora em desenvolvimento sustentável, deverá apontar ações em três frentes: reuso de água, economia de energia e gestão de resíduos. A pesquisadora já esteve na Câmara na quarta-feira (26) para visitar as instalações e sugerir as primeiras iniciativas ao presidente Marcos Vinícius (PSDB).
As medidas, segundo Marcos Vinícius, devem contribuir não apenas com o meio ambiente,mas também irá gerar economia para os cofres da Casa, em uma iniciativa pioneira. “Além de gerar uma economia para nossa Casa, a gente espera estimular a população a adotar práticas sustentáveis e cuidar melhor do nosso planeta”, reiterou.
Claudiana disse que é importante fazer um estudo completo para poder definir como encaminhar melhor as iniciativas. “Somente o reuso da água que cai da chuva, e dos condicionadores de ar, nos vasos sanitários, por exemplo, já geram uma economia que chega a 40%”, aponta a gestora.
Para ela, uma campanha entre os funcionários do uso racional da energia elétrica, bem como a possibilidade de aproveitar mais a luz natural também faz a conta de energia baixar. “Só essa conscientização já gera economia”, aponta a consultora, que elogiou algumas iniciativas que a Câmara possui, como torneiras com ¼ de volta, cuja vazão é menor que as torneiras comuns, e corredores com telhados de policarbonato transparente, aproveitando mais a luz do sol, e menos a elétrica.
Claudiana poderá integrar uma comissão para tratar do assunto, que o vereador Thiago Lucena (PMN) pretende formalizar na Câmara Municipal de João Pessoa. Em consonância com o tema, em março o vereador também apresentou um Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Práticas Sustentáveis.
Comentários