VIDA URBANA
Mais matrículas e menos evasão
Resultados são melhores se considerados os indicadores de 2011 e 2012, diz superintendente do Ideme.
Publicado em 04/12/2012 às 6:00
Para o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Mauro Nunes, os índices da Paraíba ainda são melhores, se forem considerados os indicadores educacionais e da saúde obtidos em 2011 e 2012. Ele explicou que, graças a um pacto firmado entre o Governo do Estado e 105 municípios paraibanos, ocorreu ampliação nas matrículas e redução nas taxas de evasão e abandono das escolas.
“Com meio de recursos destinados a esses municípios, o Estado proporcionou uma melhoria também na saúde. Municípios que não tinham sequer postos de saúde receberam verbas para ampliar essa assistência”, destaca.
Para o pesquisador, a melhoria no desempenho do Estado também foi motivada por ações federais. “Programas, como Bolsa Família, incentivaram a presença de crianças na escola e procura das pessoas aos serviços de saúde. Além disso, temos programas educacionais voltados para a educação infantil, ensino médio e superior. São ações que trabalham de forma conjunta e melhoram o índice da Paraíba como um todo”, analisa.
Comentários