VIDA URBANA
Campanha Novembro Azul é lançada nesta quarta em João Pessoa
Ação visa sensibilizar população para a prevenção e tratamento do câncer de próstata e de outras doenças comuns no homem.
Publicado em 04/11/2015 às 17:08
Ocorreu nesta quarta-feira (4) a abertura da campanha Novembro Azul em João Pessoa. A abertura aconteceu na Academia da Saúde do Geisel com atividades físicas e oferta de serviços de saúde para a população masculina.
Além da prática de atividades físicas, pilates e treinamento funcional, que são normalmente oferecidos na Academia da Saúde, os homens que compareceram ao evento tiveram acesso a atendimento médico e de enfermagem, atualização do cartão de vacinação, avaliação nutricional, avaliação antropométrica e verificação da pressão arterial.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Mônica Rocha, novembro é um mês de chamamento para os homens que não costumam cuidar de sua saúde. "É um momento para que entendam que saúde não é tomar medicamentos, mas ter hábitos saudáveis", afirmou.
Novembro Azul
A campanha Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos, além de promover uma conscientização sobre o câncer de próstata.
Segundo o coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, a campanha não se restringe somente à doença e visa um olhar integral à saúde do homem. "A campanha serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade", destacou.
Para ter acesso aos exames necessários na rede municipal, os homens devem procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), onde o médico faz um resgate clínico e laboratorial do usuário e solicita os exames de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Câncer de Próstata
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, João Pessoa teve 179 óbitos por câncer de próstata em 2014.
Com evolução geralmente silenciosa na fase inicial, na fase avançada a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Comentários