CULTURA
Filha de Luiz Gonzaga recebe troféu em Campina
Rosa Gonzaga recebeu o troféu pelo reconhecimento do 'Rei do Baião' como um dos principais personagens da cultura brasileira.
Publicado em 23/05/2012 às 6:30
Um grande encontro de artistas e personalidades para homenagear um dos maiores mitos da música nordestina aconteceu mais uma vez em Campina Grande, na noite de ontem. O próprio nome do evento, Troféu Gonzagão 2012, já faz juz à importância do homenageado, Luiz Gonzaga, que completaria 100 anos de vida, este ano. Um dos momentos mais importantes e emocionantes do evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), foi a entrega do troféu à filha do “Rei do Baião”, Rosa Gonzaga, pelo reconhecimento do pai como um dos principais personagens da cultura brasileira.
O evento contou com a participação de 1.200 convidados, sendo que 100 deles artistas comprometidos com a musicalidade do Nordeste. Alguns vieram de longe para não perder mais uma comemoração ao centenário de “Gonzagão”. No palco, uma sanfona e um pandeiro gigante já expressavam o forró e convidavam a todos que chegavam para a celebração da alegria.
O troféu foi entregue pelas mãos da cantora e compositora Cecéu à filha de Luiz Gonzaga, que, muito emocionada, agradeceu a homenagem. “Cada vez mais vejo como o meu pai foi e é prestigiado. Para mim é uma honra representá-lo”, disse.
Vários artistas se fizeram presentes à homenagem, como Genival Lacerda, Biliu de Campina, Pinto do Acordeon, Alcymar Monteiro, entre outros. “Luiz Gonzaga era o mestre do forró e para nós é um prazer participar dessa festa”, disse Geraldo Azevedo.
Uma das idealistas do Troféu, Rilâvia Cardoso, contou que este foi um ano de emoção. “Não tenho como explicar, porque o que estamos fazendo é uma excursão musical no forró. Luiz foi um artista que lutou pelos direitos do povo nordestino”, explicou. O cantor e secretário de Cultura do Estado, Chico César, disse que a celebração é principalmente da cultura nordestina. “Luiz Gonzaga expressou em suas músicas o modo de viver do povo do Nordeste", ressaltou.
Comentários