ECONOMIA
Grupo Estácio anuncia aquisição da Uniuol
Uniuol é a segunda faculdade na Paraíba a ser comprada pelo Grupo Estácio de Ensino Superior, que em junho anunciou compra da iDez.
Publicado em 03/08/2012 às 6:00
Depois de marcar a chegada à Paraíba com a aquisição da faculdade paraibana iDez, no mês de junho, o Grupo Estácio de Ensino Superior anunciou, ontem, a compra de mais uma instituição de ensino na Paraíba. Por R$ 1,73 milhão, o grupo educacional carioca comprou a Uniuol, que atua no Estado desde 2001, oferecendo três cursos de graduação tecnológica e seis de pós-graduação. A aquisição foi anunciada em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, em João Pessoa.
Na ocasião, os representantes da Estácio apresentaram um plano estratégico de atuação no Estado, os objetivos e as novidades que o grupo trará para a Paraíba. “Acabamos adquirindo uma instituição focada em tecnologia e outra voltada para a gestão. A Estácio servirá para agregar conhecimento, trazer novos cursos e investir no meio digital para melhor preparar o aluno para o mercado de trabalho”, explicou o gerente regional administrativo-financeiro da Estácio no Nordeste, Josué Viana. “O port-fólio de cursos das duas faculdades se complementam. Foi a união ideal para criarmos um modelo inovador na Paraíba”, acrescentou.
Para definir os cursos a serem ministrados em João Pessoa, o gerente regional administrativo-financeiro da Estácio afirmou que a instituição está realizando estudos da realidade local para, assim, oferecer serviços adequados às necessidades do mercado. “Para a Paraíba, ainda estamos fazendo o que chamamos de construção de um plano de crescimento, que consiste na análise da demanda do local. Só assim poderemos investir nos cursos certos, que possam dar algum futuro para aqueles profissionais”, afirmou.
O diretor do núcleo de João Pessoa da Estácio, Caio Vieira, ressalta o investimento da instituição em tecnologia para levar ao aluno o conhecimento da forma mais clara possível. “Temos um modelo único de ensino, com biblioteca virtual com mais de dois mil livros, material didático gratuito e tablets para os alunos”, comentou. O incentivo aos colaboradores por meio de cursos também é uma forma encontrada pela instituição de estar sempre reciclando seu conhecimento. “Preparamos um conjunto de ações para que os funcionários estejam sempre se qualificando e fazendo um trabalho cada vez melhor”, ressaltou.
O diretor da Uniuol, Paulo de Tarso, está otimista quanto aos novos rumos proporcionados pela chegada da Estácio a João Pessoa. “Sempre trabalhamos com um projeto de integração digital e, tendo em vista que a Estácio pensa da mesma forma com relação à tecnologia, estou certo de que essa união só renderá bons frutos para os paraibanos, uma vez que agregaremos nossa experiência local com um trabalho que já vem sendo feito em todo o Brasil”, destacou.
O Grupo Estácio, que tem mais de 284 mil alunos no país, sendo 69 mil só no Nordeste, trabalha oferecendo cursos de graduação (licenciatura e bacharelado), graduação tecnológica e pós-graduação, presenciais e a distância. No total, são 63 cursos diferentes e mais de 7 mil professores atuando em 73 campi em todo o Brasil
“O ensino a distância ainda vai demorar um pouco para chegar à Paraíba, mas está em nossos planos. Também pensamos a possibilidade de trabalhar com cursos técnicos, mas a priori nosso foco é no ensino superior”, informou Josué Viana, que garante o início das atividades na Paraíba no primeiro semestre de 2013.
Expansão
Juntamente com a Uniuol, a Estácio também adquiriu nesta semana a Faculdades Riograndenses (FARGS). A aquisição, no valor de R$ 9,32 milhões, marca a chegada do grupo ao Rio Grande do Sul. “Nossa ideia é conquistar todo o Brasil. Já atuamos em 17 Estados e, em breve, estaremos funcionando no Rio Grande do Sul, na Paraíba e no Maranhão. Já estamos entre as 20 melhores instituições de ensino superior do ocidente e isso só tende a crescer”, comentou Josué Viana.
Comentários