icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Apito pedhuá será vendido em maio

Produto vai ser fabricado em São Paulo; Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial do pedhuá, que é de origem indígena.

Publicado em 14/03/2013 às 6:00


O apito paraibano pedhuá, chancelado pelo Ministério dos Esportes para ser o som da Copa do Mundo de 2014, já será comercializado a partir do mês de maio. O produto vai ser fabricado em São Paulo, seguindo recomendação do ministro Aldo Rebelo e o material utilizado na sua confecção tem origem na cana-de-açúcar, sendo uma matéria-prima ecologicamente correta.

Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial do pedhuá, que é um instrumento de origem indígena, usado para imitar o som dos pássaros. O produto é um dos 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) de 2014. Em torno de 50 milhões de unidades devem ser fabricadas até o maior evento do futebol mundial.

O preço ainda não está definido, mas o diretor executivo da Pedhuá Brasil, Faustino Júnior, acredita que o pedhuá possa ser comercializado ao preço de R$ 10,00. “Estamos na fase de negociação com várias empresas e a expectativa é trazer música para a torcida já na Copa das Confederações, com bastante alegria e reforçando a cultura do Brasil”, disse Alcedo Medeiros, criador do pedhuá.

Apito Arremedo
O nome pedhuá, em tupi-guarani, significa “apito de arremedo”, ou seja, “apito de imitação”, por assemelhar-se com o canto de pássaros. O instrumento que era utilizado pelos indígenas para atrair os animais, também representa a musicalidade brasileira por ter sido o precursor do apito do samba.

Segundo Alcedo Medeiros, o novo modelo de som para a Copa Fifa irá promover alegria, música, ritmo e não barulho como as vuvuzelas sul-africanas. O pedhuá é um apito artesanal, de madeira tupi-guarani, que serve para atrair pássaros, mas que na versão para a Copa será de resina plástica, ergonômico e produzido em escala mundial.

Ele tem ritmo e com o apito é possível fazer uma melodia bem típica do Brasil tropical. Para evitar transtornos, o produto será feito em tamanho pequeno e com som suave.

Se o usuário soprar com força, o apito trava e o som não é emitido. A intenção é levar o samba, ritmo tipicamente brasileiro, para os estádios de futebol sem precisar ter instrumentos maiores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp