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ECONOMIA

Etiqueta nas redes sociais evita 'surpresas'

Apesar de facilitar o contato, mensagens na internet podem reservar surpresas desagradáveis, principalmente quando enviadas durante  momentos de luto.

Publicado em 25/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:42

Cada vez mais, as relações nas redes sociais pedem códigos de comportamento para evitar situações desgastantes. Um exemplo é o falecimento de amigos e familiares que por si só é uma situação difícil. No entanto, da mesma forma que algumas pessoas não conhecem as atitudes que devem ter em um velório, também não sabem se comportar nas mídias sociais diante dessa situação.

Comentar ou não? Posso curtir uma publicação de luto? Qual mensagem enviar? As dúvidas são várias e o comportamento é diferente para cada tipo de relacionamento e contato. Porém, é preciso atentar para detalhes que fazem toda a diferença na hora de amparar um amigo ou familiar que está em um momento de luto.

Apesar de facilitar o contato, as mensagens na internet podem reservar surpresas desagradáveis para os que estão vivendo um momento de luto e para os que fazem parte da sua rede de amigos. É preciso ter cuidado para não gerar situações constrangedoras nas mídias sociais.

“Não seria necessário ou adequado postar em aberto detalhes sobre como foi a morte de tal pessoa ou coisas que não tenham a ver com a maioria dos nossos seguidores que nem conheciam o falecido”, afirma a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques.

A vida online de qualquer usuário está ao alcance de um clique e tudo o que publicarmos pode ser visto por qualquer pessoa. Portanto, da mesma forma que devemos pensar várias vezes antes de postar algum assunto corriqueiro, em momentos de luto também é preciso atentar para elementos que garantem uma boa conduta nas mídias sociais e a melhor relacionamento com sua rede de amigos.

“Como em qualquer momento de nossa vida online devemos mensurar o alcance e o nível de privacidade de nossas postagens avaliando se realmente aquele conteúdo é necessário, o que colaboraria com a nossa imagem, a quem interessaria saber tal coisa, como me sentiria ao ler tal coisa sobre mim, etc. Em caso de luto, particularmente, vejo o assunto como algo bastante familiar e um post direcionado somente a quem é da família (inbox, mensagem direta) seria o mais conveniente”, explica Ligia.

Acostumado a presenciar momentos difíceis de amigos e familiares, Antônio Ricardo dos Santos, gerente da Central de Velórios Morada da Paz, empresa do Grupo Vila, revela que existem situações que precisam ser levadas em consideração antes de agir em um velório. “Caso acredite que não esteja em condições emocionais para presenciar aquela situação, uma mensagem por vias eletrônicas ou telegrama seria mais interessante. O importante é respeitar os seus limites”, revela.

O Grupo Vila, por exemplo, tem uma ferramenta virtual, o obituário online, em seu site , que permite o comunicado, de uma forma mais prática e menos dolorosa, do falecimento de um ente querido nas redes sociais com informações relacionadas ao velório e sepultamento. A ferramenta também conta com uma página exclusiva na qual os visitantes podem deixar homenagens ao falecido e mensagens de conforto e de carinho para a família enlutada.

CONTAS DE FALECIDOS

Após o falecimento de um ente querido, muitos familiares optam pela exclusão das páginas que a pessoa possuía na internet. Apesar das mídias sociais e e-mails fornecerem a opção de desativar uma conta, é comum que a família não saiba como fazer isso.

“A minha sugestão é que se poste na página do falecido um “aviso” a quem nela entrar, dizendo que a pessoa faleceu e o dia. Isso pode ser escrito da forma que os familiares acharem mais conveniente (mais formal ou mais informalmente)”, recomenda a consultora.

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Jornal da Paraíba

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