VIDA URBANA
Polícia prende 17 por tráfico e assassinatos
Segundo a polícia, o grupo era liderado por detentos do Presídio de Segurança Máxima Romero Nóbrega, em Patos.
Publicado em 29/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:54
As polícias Civil e Militar da Paraíba, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), realizaram ontem a operação “Renascer” e prenderam 17 pessoas acusadas de tráfico e pistolagem na cidade de Patos, no Sertão paraibano.
Dois adolescentes também foram apreendidos.
Segundo a polícia, o grupo era liderado por detentos do Presídio de Segurança Máxima Romero Nóbrega, em Patos. Os mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos pela Vara das Execuções Penais da cidade.
O diretor do presídio, Jad- son Fonseca, informou que cinco detentos são acusados de comandar o tráfico de drogas e crimes de execução na região através de ligações telefônicas de celulares e por meio de suas companheiras durante as visitas íntimas na penitenciária Romero Nóbrega. “As companheiras dos detentos ficavam como chefes do tráfico e eles davam as ordens. As mulheres repassavam o recado para comparsas que estavam soltos”, disse o diretor Jadson Fonseca.
De acordo com as informações da Polícia Civil, o grupo estava sendo investigado havia quatro meses. As prisões começaram às 6h da manhã de ontem nos bairros Liberdade, Morro, São Sebastião, Vitória e Centro. Ao todo 20 pessoas foram encaminhadas para a delegacia, tendo sido 17 presas e duas apreendidas. Entre os acusados, três foram flagrados com armas e drogas. Um deles, Aldo Simão de Lima, 40 anos, foi candidato a vereador no município nas últimas eleições.
Conforme o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar (3°BPM), tenente-coronel Cunha Rolim, alguns dos acusados já eram conhecidos da polícia por tráfico de drogas, em Patos.
“Alguns deles vendiam drogas no Centro da cidade e vinham na mira da polícia por terem passagens policiais”, disse o comandante. Grupo além de comandar a distribuição de entorpecentes de dentro da prisão, incentivava a rivalidade entre quadrilhas. Na operação foram mobilizados 44 policiais militares, 15 policiais civis e oito agentes penitenciários.
Nomes dos presos
Abidnego da Silva Araújo, 23 anos
Francisca Maria de Araújo, 42 anos
Maria Joelma da Silva Monteiro, 37 anos
Ritailde Pereira Soares, 60 anos
Ana Hevenyn de Araújo Gomes, 21 anos
Millenne de Nogueira Santana, 19 anos
Fernanda Murielly Souto Lima, 19 anos
Caio Pereira Macena, 19 anos
Eliane Pereira Macena, 33 anos
Sebastião dos Santos Gomes (Tião), 22 anos
Ana Lúcia da Silva Grigório, 36 anos
Aldo Simão de Lima, 40 anos
José Valdeir Cândido Rodrigues, 23 anos
Rafael Gomes de Sousa (Ferrugem), 22 anos
Marinalva Maria de Araújo (Nêga Véa)
Alan Izidro de Araújo (Nêga Nova)
Danilo Silva Gomes (Danilo Gago), 18 anos
Dois adolescentes de 15 anos apreendidos
Comentários