POLÍTICA
Ricardo Coutinho: empréstimo da Cagepa não traz risco ao Estado
Governador descarta a posibilidade da Cagepa deixar de pagar o empréstimo.
Publicado em 03/08/2012 às 10:43
Em entrevista ao Bom Dia Paraíba, nesta sexta-feira (3), o governador Ricardo Coutinho (PSB) comentou o impasse em torno da votação do pedido de aval para um empréstimo de R$ 150 milhões da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Segundo ele, o empréstimo é fundamental para resolver a difícil situação econômica em que a empresa se encontra e não apresenta riscos para o Estado.
De acordo com Ricardo, não existe a possibilidade da Cagepa deixar de pagar o empréstimo, sendo assim o Estado não vai assumir a dívida que será firmada. “Claro que consegue (pagar o empréstimo). A Cagepa vai passar dois anos sem pagar, só se capitalizando e quando voltar a pagar a metade do que se paga hoje”, disse se referindo ao período de carência e o valor de juros mais baixo oferecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF) .
Clique aqui para ver a entrevista completa de Ricardo Coutinho
O governador explicou que nesse momento não é possível acabar com o déficit financeiro da empresa cobrando os clientes que estão inadimplentes. “Concretamente as coisas não são tão fáceis assim porque os maiores devedores são as prefeituras, como é que você vai recolher o dinheiro das prefeituras dessa forma. Outros grandes devedores são os hospitais. Medidas judiciais não permitem por exemplo que se corte água desses hospitais”, afirmou. No entanto, ele ressaltou que o Estado está tentando negociar os pagamentos atrasados dos municípios .
Ricardo Coutinho também falou sobre o recente reajuste de 7,69% na tarifa de água autorizado pela Agência de Regulação da Paraíba. De acordo com ele, o aumento não está ligado às dívidas da Cagepa. “ Reajuste é para equilibrar a empresa porque é necessário”, disse.
Comentários