VIDA URBANA
Governo iniciará plantio de girassol para produção de biodiesel na PB
Implantação de programa para o cultivo do girassol, na Paraíba, terá início no final de julho e beneficiará cerca de mil agricultores e 56 municípios.
Publicado em 08/04/2009 às 10:52
Da Redação
Com informações da Secom-PB
Cerca de mil agricultores e 56 municípios serão beneficiados pela implantação de programa para o cultivo do girassol, do Governo do Estado da Paraíba. O projeto pretende estímular o desenvolvimento do biodiesel na Paraíba e compreende uma área de dois mil hectares, nas regiões do Litoral, Agreste, Borborema e Vale do Paraíba.
Tudo já está pronto para o início do plantio. Quatro toneladas de sementes se encontram estocadas na sede da Empresa de Assistência Têcnica e Extensão Rural (Emater), na estrada de Cabedelo. A previsão para o início do plantio, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), é para o final de julho.
O objetivo do projeto é incrementar a produção de sementes para a produção de óleo de combustível, proporcionando a redução de poluentes do diesel, melhorando a qualidade de vida das cidades. O projeto vai contribuir com a geração de novos postos de trabalho, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares. Os beneficiados serão pequenos produtores de bases familiares, dentro do Pronaf, localizados de preferência em áreas de assentamentos ou em áreas com potencialidades para o cultivo do girassol.
Nesta terça-feira (7), o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Júnior, coordenou uma reunião com a participação de representantes da Petrobras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Emepa e Emater para definir a formação do grupo de trabalho do Programa do biodiesel na Paraíba.
Durante a reunião, ficou definido que o trabalho será coordenado pelo o presidente da Emater, Hermano Severino de Araújo, e pelo gestor de Políticas Públicas da Sedap, Leonardo Pinheiro Montenegro. A equipe terá a participação, em nível federal, de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, dos Bancos do Nordeste e do Brasil, Funai, Denocs, Incra e das Universidades. Pelo governo estadual vão participar representantes da Sedap, Emater, Emepa, Interpa e Cooperar. Além da participação de representantes dos governos municipais, empresas e sociedade civil organizada. A próxima reunião do Grupo de Trabalho acontecerá no auditório da Emater, no dia 25 de abril.
Ruy Bezerra destacou que o governador Maranhão tem duas prioridades na área da agricultura: uma é a defesa da agropecuária no Estado e outra a defesa do biodíesel.
Comentários