VIDA URBANA
Moda se inspira no estilo gótico
Cercados por uma aura melancólica, elementos do universo gótico chamam a atenção pelo diferencial e influenciam o meio fashion.
Publicado em 18/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:10
No final da década de 70 entrava em cena uma forma de se vestir que ficou famosa em várias partes do mundo e até hoje é adotada por muitos: o gótico. Inspirado no movimento artístico-cultural da Idade Média, o 'gótico moderno' foi uma derivação do punk. Indo contra ao que era ditado e proeminente na época, o estilo se firmou não só como uma maneira de se expressar através do visual, mas como postura e modo de vida.
Crucifixos, maquiagens fortes e roupas de tons pesados. É quase impossível não relacioná-lo a uma atmosfera sombria e misteriosa. Cercados por uma aura melancólica, elementos deste universo chamam a atenção pelo diferencial e terminaram por influenciar o meio fashion.
É possível comprovar isso ao observar coleções recentes de grandes marcas e estilistas como Gucci, Versace, Reinaldo Lourenço e Ellus, só para citar alguns. Enquanto isso, celebridades internacionais como Kristen Stewart, Charlize Theron e Katy Perry igualmente ajudam a colocar o estilo ainda mais em evidência.
Associado a cores escuras, não existem muitas dificuldades para quem deseja apostar no visual gótico. Mas se o objetivo é sair do lugar-comum e acertar na escolha das peças, a estilista Isadora Cavalcanti dá dicas.
“O importante é pensar sempre no bom senso das combinações. Para o dia, o ideal é utilizar itens menos carregados e investir em malhas ou tecidos de algodão para que as cores que já são escuras não fiquem tão quentes. Temos sempre que lembrar do nosso clima na hora das escolhas”, explica.
Em relação ao trabalho, as mulheres que desejam arriscar nas composições soturnas também têm chances. “Pode-se usar jaquetas de couro ecológico, acompanhadas de calças mais sequinhas. Valem sobreposições de acessórios, mas mantendo a regra de deixar o look menos pesado e chamativo, já que o ambiente pede mais formalidade”, afirma a estilista.
Para baladas e festas à noite, Isadora acrescenta: “em situações assim, as mulheres podem explorar e incrementar o visual com peças mais ousadas, brilhos, pedrarias e couro, porém, sem exagerar”. Sobre as tonalidades, a estilista acredita que não é preciso se ater apenas ao preto. “A mulherada não precisa investir no look black total, vale misturar com outras cores como roxo e o vermelho”, finaliza.
COR PRETA É BASE PARA MAQUIAGEM GÓTICA
Um visual inspirado no universo gótico oferece diversas oportunidades para ousar na maquiagem. Ao explorar um leque de cores escuras, as mulheres têm muito mais liberdade para apostar naquelas tonalidades que quase nunca saem dos estojos (ou paletas) por não se adequarem aos outros looks.
Batons pretos, cinzas, marrons e roxos são algumas das opções que caem bem. Além disso, olhos marcados e esfumaçados com os tons escuros também são boas pedidas. “Essa tendência é oposta àquela da maquiagem natural, que tanto é valorizada. Com ela, podemos abusar tanto dos olhos quanto da boca. Além disso, é um estilo diferente e adequado para o inverno”, garante a maquiadora Bruna Gregório.
Para ela, apesar de oferecer mais brechas para arriscar, alguns cuidados precisam ser tomados quando o assunto é o ambiente de trabalho. “No dia a dia, aconselho marcar ou os olhos ou a boca, nunca os dois ao mesmo tempo, já que esse tipo de maquiagem não combina com a ocasião. Batons escuros também não ficam bem, no máximo um marrom mais claro, vermelho forte ou vinho”, afirma.
Já em ocasiões noturnas e mais festivas, segundo ela, vale se aventurar. “Quem não adota completamente o estilo e quer ir a uma festa ou balada, por exemplo, pode usar a maquiagem toda monocromática, com preto, marrom ou roxo nos olhos e na boca”, sugere.
Sobre os outros produtos como bases, pós e corretivos, Bruna também afirma que é possível investir sem medo e entrar no clima. “Todos esses recursos são válidos e combinam muito bem com o estilo, principalmente ao deixar o ar mais pálido”, completa.
ACESSÓRIOS SEGUEM LINHA DO ESTILO
O universo gótico também traz a possibilidade de empregar no visual variados acessórios que não são comuns aos outros estilos. Segundo a estilista Isadora Cavalcanti, corpetes e itens com muitas rendas estão liberados para quem pretende se inspirar na tendência.
“Caem bem acessórios de vários tons onde o vermelho é predominante, rendas, corpetes e até sobretudos, lógico, dependendo do clima e da ocasião”, frisa. Entre joias, bijuterias, sapatos e bolsas, as escolhas também são mistas.
“São indicados colares pesados com pedrarias e tachas, maxi brincos, além de sapatos com aplicações de spikes, bolsas em tons de preto e vermelho e também com aplicações de metais”, enumera a estilista.
A consultora de estilo Gabriela Muniz concorda e ainda acrescenta o que considera adequado para esta moda. “O que acho mais viável da tendência para o dia a dia são os adereços, colares com caveira, pulseira de couro e anéis enormes”, exemplifica. Ela acrescenta: “pode-se brincar bastante, usando tudo de uma vez para ir em uma festa à noite ou apenas um detalhe para o dia”. (Especial para o JP)
Comentários