icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Operação verão começa neste sábado no litoral

Capitania dos portos inicia operação para fiscalizar embarcações e prevenir acidentes no litoral do estado.

Publicado em 13/12/2011 às 6:30


A Capitania dos Portos vai iniciar no próximo sábado a operação 'Verão 2011/2012'. Mais de 90 militares, dezenas de embarcações e até um navio-patrulha, que virá do Rio Grande do Norte, serão mobilizados nos trabalhos de fiscalização do Litoral paraibano. As ações, que prosseguem até 15 de março, têm a finalidade de prevenir acidentes, nos períodos de férias, quando aumenta o movimento nas praias.

Segundo o capitão de fragata Paulo Santos de Oliveira, as fiscalizações ocorrerão em todas as áreas dos Litorais Sul e Norte, no entanto, serão intensificadas na orla de João Pessoa e de Cabedelo. Os militares serão divididos em equipes para cobrir o território marítimo do Estado.

Eles vão inspecionar documentos e equipamentos de segurança de barcos de pesca, lanchas, jet ski, balsas e principalmente das embarcações que fazem o transporte de passageiros, conhecidas como catamarãs.

Paulo Santos lembra que os catamarãs realizam passeios turísticos e são muito procurados nessa época do ano. No entanto, os proprietários devem respeitar o limite de passageiros e disponibilizar coletes salva-vidas para todos os passageiros a bordo.

“O excesso de passageiros é uma grave infração porque afeta a segurança da embarcação, que pode até afundar. As pessoas devem ficar atentas e nos denunciar qualquer abuso, porque faremos as notificações e até aplicaremos multas”, acrescentou o oficial.

Em Cabedelo, os marinheiros também vão inspecionar as balsas e os barcos que realizam o trajeto entre as cidades de Cabedelo, Costinha e Lucena. De acordo com o capitão de fragata, a prefeitura de Cabedelo vai sinalizar as rotas marítimas das embarcações para evitar acidentes. “Recomendamos aos condutores de embarcações que respeitem as normas de segurança para que tenhamos um período de férias tranquilo e sem acidentes”, afirmou.

Jet ski
Enquanto alguns militares vão trabalhar na fiscalização dos catamarãs, outras equipes vão monitorar os condutores de jet ski. Apesar das normas de segurança determinarem que essas embarcações devem ficar a 200 metros de distância da praia, o capitão de fragata lembra que há os condutores que descumprem essa ordem e utilizam as máquinas em áreas bem próximas às dos banhistas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp