icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Para cada corpo, um jeans ideal

A peça mais versátil do guarda-roupa feminino e masculino mudou ao longo dos anos e favorece aos mais diversos tipos de silhueta

Publicado em 17/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:22

Descobrir o modelo ideal de calça jeans para o corpo não é tarefa fácil. Combinar o corte e a lavagem com o tipo específico de silhueta requer prática, bom senso na hora de escolher o modelo de calça e boas dicas de um especialista em moda. Corpo oval, violão, triangular, ampulheta ou qualquer outro formato de silhueta pode ser adaptado ao tipo de calça jeans, valorizando assim ainda mais as curvas e ajudando a disfarçar algumas imperfeições ou detalhes indesejados.

Além do corte, alguns detalhes podem influenciar no caimento do jeans. A cor da lavagem, os apliques, comprimento das pernas, assim como a largura da boca da calça, podem determinar o perfil do visual. O tipo de bolso também figura papel importante na hora de escolher a calça jeans ideal. Bolsos, sejam largos, arredondados ou triangulares, eles podem aumentar, diminuir ou achatar o bumbum. A ausência de bolso também pode ser fator determinante.

Antes de comprar qualquer modelo de calça, é importante conhecer cada modelagem. Compreender o formato do corpo é outro fator que deve ser considerado, pois assim é possível encontrar o modelo ideal de jeans que valorize os pontos fortes e disfarce os indesejados, sem pecar no caimento.

Assim como alerta a consultora de moda Sarah Falcão, que ressalta a importância de cada modelo. “Qualquer biótipo de mulher pode se adequar perfeitamente a uma calça jeans, o que varia é o senso crítico de quem vai escolher e o conhecimento dos limites de cada corpo”, frisou.

Cada tipo de calça se acomoda de forma diferente. As calças flare ou bootcut são aquelas no estilo ‘boca de sino’, mas em uma versão mais moderna, mais slim. Geralmente, esse tipo de calça vem com cós alto, acomodando de forma anatômica todo o volume do quadril. O modelo é democrático, uma ótima opção para mulheres encorpadas e volumosas, pois evita que ao sentar, o famoso ‘cofrinho’ fique à mostra.

As flares marcam a cintura, são justas na parte das coxas até os joelhos, e abertas sutilmente de forma triangular na parte da panturrilha. Ideais para quem deseja alongar a silhueta dando a impressão de um corpo mais esguio. A elegância e o charme desse modelo podem ser aliados de todos os biótipos, das mais magras às mais encorpadas.

A famosa calça skinny é justinha e completamente colada ao corpo. Pode ser de cós alto ou baixo. O comprimento é sempre na altura do tornozelo. Em famosa aparição em 1950, apresentada pelo cinema, no corpo da atriz americana Marilyn Monroe, o modelo virou o ‘queridinho’ por sua versatilidade e charme. O modelo pode valorizar o corpo das mulheres magras ou das que são um verdadeiro ‘violão’, a cintura marcada valoriza a silhueta e desenha o restante do corpo.

As cigarretes são semelhantes às skinnies, exceto pelo estilo despojado da barra da calça dobrada. Ajustada ao corpo, cintura alta ou baixa, tanto faz, porque o diferencial desse modelo é justamente no detalhe dobrado. Esse tipo de calça é ideal para ser usado com sapatilhas, mocassim ou até mesmo um salto alto fino ou em plataforma, fazendo o estilo mais despojado.

O jeans saruel é específico e não é o tipo de calça que agrada a todas. Fresquinhas e confortáveis, as calças são de gancho baixo e podem ter a perna da calça mais justa ou de todo folgada. O bom senso na hora de combinar a calça com outras peças e os calçados pode ser fundamental para não comprometer o look.

A calça boyfriend é versátil, confortável e super fácil de vestir. Com o modelo é possível montar looks despojados, estilo ‘rock in roll’ e de produções noturnas. Dobrar a barra da calça na altura dos tornozelos também pode conferir um charme especial para esse modelo. O ideal é que o cós da calça esteja bem preso à cintura para contrastar com o volume entre as pernas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp