icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Happy hour nas calçadas do Centro

Ruas do Centro de João Pessoa são tomadas por comerciantes informais que se instalam nas calçadas.

Publicado em 08/06/2014 às 7:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:05

No início da noite, as ruas do Centro de João Pessoa, próximas ao entorno do Parque Solon de Lucena, são tomadas por comerciantes informais que se instalam nas calçadas. Eles estão de olho no grande fluxo de pessoas, possíveis clientes que voltam para casa após um dia de trabalho, mas ainda têm disposição para uma alimentação rápida e fácil ou para adquirir um chip para celular ou uma peça de roupa antes do retorno ao lar.

O problema é que a ocupação acaba prejudicando os pedestres que têm de deixar o passeio público para caminhar pela rua. Há ainda a questão da fumaça que sai das churrasqueiras, toma conta da via e pode surpreender o transeunte com um 'banho' indesejado.

Na Avenida Santos Dumont, próximo ao Parque Solon de Lucena, os vendedores informais começam a chegar por volta das 17h para garantir o espaço de montagem dos equipamentos. De segunda a sexta-feira, eles montam a estrutura ao entardecer, não há chance de chegarem mais cedo por conta dos agentes de controle urbano que proíbem a ocupação, mas próximo às 18h parecem liberar ou deixam de fiscalizar É hora de chegar de mansinho, trazer a churrasqueira, o carvão, os depósitos com alimentos e a bebida. Quando se aproxima o fim do horário de trabalho no comércio e as lojas fecham, ao contrário, os comerciantes informais começam a intensificar as vendas. Uma hora depois há a instalação de mesas e cadeiras.

É comum ver colegas de trabalho reunidos, apreciando um petisco ao final de um dia de trabalho. É o “happy hour” (momento de lazer após o trabalho) em pleno espaço público, aproveitando a oferta dos comerciantes ambulantes de alimentos. É o caso da comerciante Isabel Maria da Conceição, que trabalha com espetinhos, todas as noites no Centro da capital. Ela vende seus petiscos na Avenida Santos Dumont, onde conquista os fregueses pelo cheiro e pelo sabor do produto. “As pessoas dizem que sentem o cheiro da carne assada de longe e chegam para experimentar o espetinho. São muitos sabores e eles têm opções”, revela.

Isabel explica que há mais de oito anos mantém o pequeno comércio. De segunda a sexta-feira, entre as 17h e 22h, ela se dedica à venda de alimentos sempre no mesmo local. Ao longo dos anos, o bom relacionamento com lojistas da área permitiu que conseguisse autorização para disponibilizar mesas e cadeiras em frente aos estabelecimentos após o fim do horário de expediente.

Os comerciários e os funcionários públicos que trabalham no Centro são os clientes mais frequentes dos fornecedores de espetinho. Isabel conta que em dias de grande movimento chega a vender até 500 churrascos. “Aqui, temos espetinhos de carne, carne com cebola, queijo, frango, linguiça e até camarão.

Já o preço varia de R$ 2,00 a R$ 4,00”, explica, sem se deixar desconcentrar mesmo estando à frente de uma churrasqueira com mais de 10 espetinhos. Os pedidos não são anotados, mas registrados na memória da comerciante. Ela conta com dois ajudantes, um deles o filho de 20 anos, o outro um funcionário.

Ambos assumem o papel de atendimento aos clientes que estão nas mesas. Ela fica à frente da churrasqueira. “Faz 18 anos que trabalho com espetinho. O segredo é fazer com amor.

Procuro manter a qualidade dos produtos, meus clientes elogiam o tempero e ajudam a fazer propaganda”, declara.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp