icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Saiba como usar um colete para ficar na moda

São vários tipos, dos lisos aos listrados, estampados ou em xadrez, feitos em tecidos nobres ou mesmo em jeans, formais e informais. Dá pra usar com calça, saia, bermuda, short e até com vestido.

Publicado em 25/07/2009 às 8:43

Agda Aquino*
Especial para o Paraiba1


Durante muito tempo ele foi uma peça complementar do visual masculino, formando junto com o paletó e a calça de alfaiataria um trio inseparável, o terno. Nos anos 70 a peça entrou para o visual básico dos hippies, principalmente aqueles coletes coloridos, em patchwork. Foi aí também que ele passou para o guarda-roupa feminino. Nos anos 80 eles viraram febre: artistas, músicos e famosos descolados de todas as categorias usaram colete. O uso foi tanto que saturou, nas décadas seguintes o colete voltou para dentro dos paletós masculinos e muitos deixaram de usar até mesmo nessa composição.

Mas como na moda tudo é cíclico, ele anda reaparecendo desde a estação passada. Agora no inverno ele chega com tudo e essa tendência vai continuar pelo verão 2010. São vários tipos, dos lisos aos listrados, estampados ou em xadrez, feitos em tecidos nobres ou mesmo em jeans, formais e informais. Dá pra usar com calça, saia, bermuda, short e até com vestido. Além disso, é democrático: todo mundo pode usar, basta ter coragem. Se você vai aderir a esse look super atual veja algumas dicas para não errar na hora de usar seu colete.

Para um look formal: O colete deve ser de tecidos nobres, como a seda ou cetim, e ser em corte de alfaiataria, aquele mais elegante. Se for para a noite pode até ter aplicações de brilhos. Com a camiseta branca ou de modelo formal se transforma numa dupla clássica, principalmente se o colete estiver fechado e for combinado com uma bela calça de alfaiataria, um sapato de salto fechado e um colar de pérolas, por exemplo. Ideal para reuniões de negócios e ambientes de trabalho.

Para um look informal: Prefira tecidos mais simples e camisetas de malha ou regatas. Camisas com estampa pedem o colete aberto. Também pode ser combinado com um minivestido bonito para cair na noite ou até mesmo com vestidinhos românticos de manguinhas fofas. Se você tem pernas bonitas, com minissaia e short também fica bem. Mas atenção: só deixe o colete fechado se ele for realmente do seu tamanho. Ficar com ele apertando só coloca o visual a perder.

Para os homens o segredo é usar com estilo e personalidade, seja ele aberto ou fechado, com calça ou bermuda. Para as mulheres, a dica principal para deixar o colete atual é combinar ele com peças femininas, como saltos, colares, brincos grandes e chapéus. Assim não fica parecendo que você pegou a peça do baú do seu avô ou que saiu de uma máquina do tempo, vinda direto do passado.

* Agda Aquino é jornalista formada pela UFPB com formação em Design de Moda. Fez especialização pela Universidade Potiguar, onde pesquisou a relação da moda com a comunicação e com a credibilidade. É mestranda em Estudos da Mídia pela UFRN, onde estuda a moda utilizada pelo jornalista de televisão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp