VIDA URBANA
Detran prorroga desconto no IPVA para placas finais 1 e 2
Prazo, que vencia em 31 de janeiro, foi prorrogado em virtude de uma revisão no modelo de emissão de guias, por decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Publicado em 21/01/2011 às 15:51
Da Secom-PB
Foi prorrogado até o dia 10 de fevereiro o prazo para o recolhimento do IPVA, em cota única com desconto de 10%, para os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2, bem como o pagamento da primeira parcela para os que optarem por dividir o imposto em 3 meses.
Leia mais sobre veículos
O prazo, que vencia em 31 de janeiro, foi prorrogado em virtude de uma revisão no modelo de emissão de guias, por decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo o Superintendente do órgão, Rodrigo Carvalho, a administração anterior, que terceirizava os serviços de emissão de guias, deixou um contrato, com dispensa de licitação, a fim de que uma empresa particular recebesse 80 centavos por cada guia emitida, o que representaria um gasto de cerca de 68 mil reais por mês.
O Superintendente suspendeu o contrato e determinou a adoção de medidas para que o próprio Detran passasse a emitir as guias, o que representará uma economia de mais de R$ 816 mil por ano. A decisão de prorrogar o prazo para recolhimento do imposto evita qualquer prejuízo aos usuários, em virtude da revisão do sistema de emissão de guias.
Atualmente , a frota registrada na Paraíba é de 709 mil veículos. Cerca 105 mil têm placas com finais 1 e 2 e serão beneficiados pela prorrogação. Só com final “1” são 50.686 veículos e com final “2” são 54.780.
As guias para pagamento do IPVA podem ser emitidas através do site do Departamento Estadual de Trânsito - Detran, pelo endereço www.detran.pb.gov.br. Basta clicar em atendimento “online” e buscar a opção IPVA- cota única.
Segundo dados do DETRAN, a Paraíba fechou o ano de 2010 com uma inadimplência de 34 % em relação ao licenciamento de veículos. Isto significa que 241.362 veículos irregulares estão em circulação no Estado. Em João Pessoa, o índice de inadimplência é de 25% e em Campina Grande 28%. O município com o maior índice de inadimplência é Jericó com 66 %. da frota em situação irregular.
Vale lembrar que , além da Operação Verão aberta no dia 6 de janeiro para coibir infrações no trânsito nas áreas mais visitadas na alta estação, o Detran vai intensificar as fiscalizações para tentar tirar de circulação veículos com licenciamento em atraso o que é considerado uma infração gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e sujeito à multa no valor de quase 200 reais e apreensão do veículo.
Comentários