icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Margarete Aurélio lança exposição sobre o universo das meninas em JP

Usina Cultural Energisa recebe mostra individual da artista campinense Margarete Aurérlio a partir desta quinta-feira (27).

Publicado em 27/08/2015 às 6:00

Desde 2007 a campinense Margarete Aurélio retrata meninas. Ela usa como modelos jovens do Sítio Turgão, que fica nos arredores de Monteiro, no Cariri paraibano. A artista chega a atualizar esses retratos, mas elas ainda ficam sendo “as suas meninas”.O resultado dessa experiência envolvendo a memória pode ser vista a partir desta quinta-feira, na galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A mostra individual 'Mesmas Meninas. Outras Meninas' terá vernissage a partir das 20h e permanecerá aberta ao público até o dia 27 de setembro.

“Faço esse trabalho a quase 10 anos e me tornei amiga da comunidade”, relembra Margarete Aurélio. “Sem muita preocupação de ser um retrato fiel, mais solto”.

As obras trazem trabalhos de resina aplicada sobre desenhos, pinturas e colagens em vários suportes, a exemplo de tela, cartão, madeira e papel, dentre outros.

“Tatuadas, coladas, camufladas, quase invisíveis... Mas minha memória teima em preservá-las. E a aplicação de resina também dá ideia de permanência, como as mesmas meninas: simples, alegres, tristes”, diz Margarete.

Para o artista e curador Dyógenes Chaves, a série mostra a evolução do trabalho da campinense radicada em João Pessoa. “Quando me apresentou, há pouco tempo, uma série inédita de obras com aplicação de resina na superfície, fruto de imensa prática para dominar o tempo certo de cura, comecei a crer que se tratava do momento mais amadurecido do seu fazer artístico e conceitual”, aponta.}

Apesar da distância e independente da presença na memória e na sua obra, Margarete Aurélio ainda mantém contato com as garotas que agora são adultas graças ao auxílio das redes sociais na internet.
“Elas se tornaram minhas amigas”, afirma. “Por causa desse apego, elas ficam na minha memória ainda como meninas, além de serem eternizadas nas obras”.

'Mesmas Meninas. Outras Meninas' faz parte da seleção promovida pelo Edital de Ocupação da Usina Cultural Energisa 2015-2016.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp