CULTURA
Maracahybas na Expomusic
Além de São Paulo o 'Nação Maracahyba' irá se apresentar em Brasília e depois entrará em estúdio, para preparação de novo disco.
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
O grupo Nação Maracahyba vai representar a Paraíba esta semana na 29ª edição da Feira Internacional da Música (Expomusic), em São Paulo.
Além dos Maracahybas, apenas uma banda do Rio Grande do Norte (The Gates Are Broken, 2ª colocada em um concurso cultural promovido pela feira) faz parte das atrações escaladas para a Expomusic, com um headline predominantemente paulista.
Em outubro, o grupo viaja para Brasília (DF), onde participa do Festival Latino Americano de Arte e Cultura Africana (Flaac) da Universidade de Brasília (UNB).
Para Luciano Oliveira, coordenador da Nação Maracahyba, a agenda é um reflexo do bom momento do projeto, que tem um calendário ativo de apresentações na capital e no interior, tendo incluído a abertura do show de Elba Ramalho no 13º Festival de Artes de Areia, mês passado.
"Participar destes eventos fora do Estado é uma oportunidade de divulgar nossa cultura e o maracatu do baque virado", afirma Oliveira, que em 2005 fundou o Nação Maracahyba, o primeiro grupo do gênero de João Pessoa.
O músico conta que, no início, o projeto contava com 60 pessoas. A formação foi se "enxugando" até chegar aos 12 instrumentistas que hoje integram a Nação Maracahyba, orquestrada por baixo, trombone, trompete, percussão e vozes.
Acorda Povo é o título do registro mais recente, um CD lançado no início do ano com a participação de artistas como Kátia de França. Segundo Luciano Oliveira, fechada a agenda de apresentações em São Paulo e Brasília, a Nação Maracahyba entra em estúdio para a preparação de um novo disco que será lançado até dezembro.
Comentários