VIDA URBANA
Mais de 7 mil policiais vão atuar no Carnaval
Polícia Militar lançou plano de segurança para garantir tranquilidade durante o Folia de Rua e os festejos em todo o estado.
Publicado em 11/02/2012 às 12:20
Mais de sete mil policiais civis, militares e bombeiros devem garantir a segurança da população durante o Folia de Rua, em João Pessoa, e os festejos do Carnaval, em todo o Estado. O plano de segurança, que foi lançado ontem pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, iniciou os trabalhos com o desfile do bloco Picolé de Manga, na capital, e deve seguir até o próximo dia 22.
Para a execução do plano, além do efetivo policial, foram convocados a Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o secretário de Segurança do Estado, Cláudio Coelho, além dos serviços itinerantes dos policiais, haverá equipes de policiamento em pontos estratégicos durante a concentração e saída dos principais blocos da prévia carnavalesca, como Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar.
“O número de policiais disponibilizados para cada bloco será de acordo com as estimativas de público participante. Em todos os blocos, no esquema de segurança haverá pontos fixos de observação e 12 câmeras de monitoramento”, explicou.
Além disso, será implantada uma delegacia móvel, que também servirá como um ponto de apoio aos serviços da Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Além das delegacias móveis, na capital, a 3ª e 10ª Delegacias Distritais ficarão de plantão 24 horas.
Segundo Cláudio Coelho, mesmo com o acréscimo de policiais para o plano de segurança, o traballho normal da polícia na rua não será comprometido. O coronel Jair Carneiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, informou que durante o período de Carnaval haverá campanhas de orientação nas praias e mananciais considerados perigosos, distribuição de pulseiras de identificação para as crianças, pontos de apoio e guardas-vidas circulando pela orla. “Temos observado grande incidência de afogamentos por bebida alcoólica e também pelo desconhecimento da área, principalmente pelos banhistas que vêm de fora”, disse.
NO INTERIOR
O plano de segurança reforçará também o efetivo de policiamento no interior do Estado. As cidades de Baía da Traição, Rio Tinto, Lucena, Jacumã, Pitimbu, Coremas, Cajazeiras e Boqueirão terão serviços de delegacias de plantão nos dias de carnaval. Além disso, o policiamento deverá ser reforçado em Campina Grande durante a realização dos encontros religiosos.
OPERAÇÃO 'SOSSEGO'
Para impedir que motoristas dirijam sob o efeito do álcool, a STTrans, em conjunto com a Polícia Militar, Detran e Polícia Rodoviária Federal, devem continuar a operação 'Sossego' inspecionando motoristas e realizando teste de embriaguez em diversos pontos da cidade e nas rodovias que cortam o Estado.
Comentários