COTIDIANO
Assaltante de banco da PB foge de presídio pela porta da frente no RN
Josuel da Silva Gomes, de 22 anos, é acusado de roubar três agências bancárias na Paraíba e de invadir o banco e a delegacia do município potiguar de Monte Alegre.
Publicado em 20/10/2010 às 9:20
João Paulo Medeiros
Do Jornal da Paraíba
Arte: Paraíba1 / Foto: Polícia Civil-PB
O homem apontado pelas polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte como acusado de roubar três agências bancárias na Paraíba e de invadir o banco e a delegacia do município potiguar de Monte Alegre, no mês de setembro deste ano, fugiu na última segunda-feira (18) pela porta da frente do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, localizado na Zona Norte de Natal.
Josuel da Silva Gomes, 22 anos, tinha sido preso durante uma operação conjunta entre a Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) potiguar e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Paraíba.
Segundo as investigações da polícia, o paraibano é apontado como líder de um grupo que possuiria ramificações na Paraíba e Rio Grande do Norte e teria assaltado os bancos de Mari, Mamanguape e Rio Tinto, apenas este ano. Natural da cidade de Mamanguape, o paraibano teria aproveitado o momento em que o seu irmão, cujo nome não foi divulgado pela polícia, teria entrado na unidade penitenciária para visitá-lo.
As suspeitas, conforme o delegado chefe do Deicor, Márcio Delgado, são de que o acusado teria se passado pelo irmão para enganar os agentes e fugir do local. No entanto, de acordo com ele, a hipótese de que tenha havido facilitação na fuga não foi descartada e será investigada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte.
“O irmão dele foi visitá-lo e ele acabou fugindo. É um cara considerado muito perigoso e com atuação aqui no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Pelo o que nos foi apresentado até agora a fuga aconteceu de forma nebulosa”, asseverou o delegado, que intimou a direção do presídio a prestar esclarecimentos sobre o caso.
Após a fuga de Josuel Gomes, policiais paraibanos e do Rio Grande do Norte fizeram buscas em municípios que ficam na divisa entre os dois estados, mas ele não foi localizado. O grupo liderado pelo paraibano seria composto por pelo menos outros seis integrantes, dos quais cinco também estão presos provisoriamente em presídios do Rio Grande do Norte.
Para a polícia, o suspeito pode ter fugido novamente para a Paraíba. Por conta da fuga, a Secretaria de Cidadania e Justiça do Rio Grande do Norte, que administra as penitenciárias potiguares, informou que vai instaurar uma sindicância para apurar o fato. O Grupo de Operações Especiais (GOE-PB) disponibilizou o telefone 3213-9061 para quem tiver informações sobre o paradeiro de Josuel Gomes.
Comentários