TECNOLOGIA
Paraíba ganha primeiro banco de olhos em novembro
Núcleo irá captar e preservar as córneas para transplante. Unidade irá captar e preservar as córneas que serão distribuídas pela Central de Transplante.
Publicado em 27/10/2008 às 8:29
Da Redação
Com Secom-PB
A Paraíba vai ganhar o seu primeiro Banco de Olhos nesse mês de novembro. As instalações físicas e aparelhamento da nova unidade estão totalmente prontos e deverão entrar em operação a partir da sua inauguração.
A nova unidade de saúde funcionará nas dependências do Hospital de Emergência e Trauma e funcionará em regime de plantão de 24 horas para captar e preservar as córneas que serão distribuídas pela Central de Transplante. A distribuição cumpre os critérios de sua lista única, que atualmente conta com 80 pessoas.
O local é um espaço de 40 m², dividido em três salas: sendo uma recepção administrativa, uma recepção para tecidos (córneas) e um ambiente de avaliação, dotado de uma capela de fluxo destinada à manipulação das córneas, dois refrigeradores e um equipamento denominado de lâmpada de fenda para avaliação dos tecidos.
Além de promover o estímulo ao aumento do número de transplantes de córnea, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Almeida, informou que a estimativa é de que esse serviço, como local de captação, proporcionará ao Governo do Estado uma economia estimada em R$ 80 mil, por mês. “O local terá condições de não só processar e manter a qualidade das córneas doadas na Paraíba, mas de outros Estados que porventura precisem do nosso apoio”, destaca.
Atualmente, a Central de Transplante recebe por mês 20 doações desse tipo de tecido, o que equivale a 40 córneas. Graças a um projeto arrojado desenvolvido pela SES, há quatro anos, a Paraíba possui o título de ser ainda um dos Estados do Brasil com menor tempo em lista de espera por córneas.
Comentários