ESPORTES
Tchau, Joel
Após derrota pel 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, técnico Joel Santana é demitido do Flamengo.
Publicado em 24/07/2012 às 6:00
Ameaçado de demissão desde meados de junho, Joel Santana não resistiu à derrota de domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Cruzeiro, e teve a saída do Flamengo confirmada ontem pela diretoria do clube. Contratado em fevereiro para substituir Vanderlei Luxemburgo, o agora ex-técnico acumulou fracassos, como as eliminações do Campeonato Carioca, da Copa Libertadores, além do mau rendimento no Brasileiro – com 15 pontos, a equipe ocupa o décimo lugar na competição.
Joel deixou o comando do Bahia para assumir o Flamengo pela quinta vez no início de fevereiro, mas teve que lidar com a pressão das desclassificações e não conseguiu “salvar a pátria” como esperava a diretoria do clube carioca. Mesmo respaldado por Zinho, o treinador de 63 anos se viu “fritado” pela mídia e pelos torcedores, que mais de uma vez deixaram as arquibancadas do Engenhão insatisfeitos com a atuação do Flamengo e chamando Joel de “burro”.
Em entrevista coletiva concedida à tarde, o diretor de futebol do Flamengo, Zinho, falou sobre a decisão de demitir Joel Santana.
Segundo o dirigente, uma série de fatores motivou a saída.
“Foi o conjunto da obra, já venho analisando o comportamento da equipe, o dia a dia do trabalho. Não foi especificamente o jogo do Cruzeiro. Como diretor de futebol, estou analisando o futuro, a posição da equipe na tabela, poder de reação do grupo, o poder da comissão técnica de conseguir resultados. A situação estava insustentável. Em outras situações eu segurei”, disse.
DORIVAL ASSUME HOJE
Dorival Júnior será anunciado hoje como novo treinador do Flamengo. O nome do técnico demitido na semana passada do Internacional foi o escolhido pelo Rubro-Negro. Aconteceu uma conversa inicial e, segundo pessoas que tiveram acesso ao desenrolar da negociação, o desfecho “está engatilhado”.
O treinador desembarca no Rio de Janeiro hoje pela manhã e terá uma conversa com o diretor de futebol Zinho logo depois.
Ele deve comandar o treino à tarde, no Ninho do Urubu.
Um dos assuntos que estão sendo colocados à mesa é em relação à comissão técnica de Dorival, que conta com dois auxiliares (Lucas Silvestre e Ivan Izzo) e um preparador físico (Celso de Rezende). Com isso, além de Joel Santana, deixam o clube Ronaldo Torres, Mauricio Albuquerque e Marcelo Salles.
Especula-se que Dorival e os outros integrantes da comissão custarão ao Flamengo R$ 800 mil por mês. Nesta segunda-feira, o treinador assinou a rescisão de contrato com o Inter e está livre para fechar com o clube carioca.
Comentários