icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha cobra ações de Romero Rodrigues para causa animal

Em nota, prefeitura afirma que todos os compromissos serão cumpridos. 

Publicado em 02/02/2017 às 9:32

O Fórum de Proteção e Bem Estar Animal de Campina Grande lançou uma campanha, nas redes sociais, para cobrar ações voltadas ao benefício animal por parte do prefeito Romero Rodrigues. O movimento foi intitulado '#EfetivaRomero' e pede a realização das propostas da campanha eleitoral de 2016 e as ações inclusas na Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada para o ano de 2017. Entre as medidas cobradas estão a construção de uma clínica veterinária e santuário de animais. Prefeitura diz que compromissos serão honrados.

Segundo o diretor-executivo do Fórum, Rodrigo Freire, os representantes da causa animal se reúnem uma vez por mês para debater sobre o tema, mas a última reunião direta com o prefeito ocorreu há dois anos. “O trabalho do Fórum ocorre desde 2009, desde a gestão anterior e pouca efetividade aconteceu. Ano passado o que nos chamou a atenção foi o fato de que Romero começou a cumprir a lei 5212-A/2012 para emplacar as carroças de tração animal e chiar os animais”, disse.

Nesse projeto, como explica Freire, também é prevista a realização de cursos de capacitação para o carroceiros com a finalidade de que eles consigam outra profissão e as carroças sejam extintas, gradativamente. Já o chip, é uma forma de evitar o abandono e proporcionar um controle maior de animais na cidade.

Ainda de acordo com o diretor-executivo do Fórum, cinco emendas foram inclusas na LOA para o ano de 2017. São elas: a construção de uma clínica ou hospital veterinário municipal, que já é previsto na lei municipal 5303/2013; continuidade e efetivação do cadastramento de veículos de tração animal; reforma do Centro de Zoonoses; construção de um santuário de animais de grande porte; e uma emenda que prevê políticas públicas gerais para o bem estar animal.

Freire pontua que na quinta emenda, há uma proposta de que a prefeitura adote medidas voltadas par a educação da sociedade para evitar mau tratos aos animais, que seria a chamada educação para a posse; além do aumento nas castrações; aquisição de um veículo para companha de educação e castração; continuidade do Registro Geral de Animais (RGA), chipando os bichos; e a realização de feiras de adoção periódicas.

Os custos totais para que as ações sejam realizadas ultrapassam o montante de R$ 1 milhão. “Fizemos uma sabatina com os candidatos, nas eleições, e todos assinaram um termo de compromisso político. E o que mais chamou a atenção é que ele falou que o intuito era criar uma coordenadoria dos diretos dos animais e um abrigo em Campina Grande”, pontuou Rodrigo Freire, acrescentando que o Fórum já enviou vários ofícios aos órgãos municipais para tratar da efetivação das medidas, mas que não tiveram retorno.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Campina Grande informou que “todos os compromissos assumidos pelo Prefeito Romero Rodrigues para esta sua nova gestão, que entra apenas no seu segundo mês, serão honrados. De forma sistemática, após consolidadas as equipes de gerenciamento e definidos os cronogramas de ação, serão implementados os compromissos firmados em favor da causa e bem estar animal em Campina Grande”, diz a resposta enviada à reportagem do JORNAL DA PARAÍBA.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp