POLÍTICA
Grupo vai bombardear emails dos vereadores cobrando transparência
Ação do Minha Jampa ganhou corpo após matéria do Jornal da Paraíba sobre falta de trânsparência nas atividades parlamentares na Casa.
Publicado em 13/09/2016 às 12:00
A insatisfação com a falta de transparência das atividades na Câmara Municipal de João Pessoa levou o grupo Minha Jampa, uma rede de ação e ativismo político apartidária, a lançar a mobilização “27 vereadores e 1 segredo!”. A estratégia é bombardear a caixa de e-mails dos vereadores com mensagens para pressionar por mudanças. Para facilitar a ação, o Minha Jampa disponibilizou nesta terça-feira (13) um site para que o cidadão colabore, fazendo a sua parte.
Um dos fundadores do Minha Jampa, Sérgio Aires, explicou que a proposta surgiu diante da falta de divulgação das votações na Câmara Municipal e ganhou corpo após reportagem veiculada pelo JORNAL DA PARAÍBA que retratava a falta de transparência da atividade parlamentar na Casa.
Sérgio Aires destacou que embora o Regimento Interno da Câmara Municipal de João Pessoa determine que os resultados das votações sejam anunciados pelo presidente, isso não vem ocorrendo no legislativo municipal da capital. “Pretendemos aproveitar a reta final de campanha, onde eles provavelmente querem pagar de bonzinhos e trabalhadores, para pressioná-los”, afirmou.
Dentre as metas está saber os votos dos projetos de Lei apresentados na Casa, ter acesso à publicação em ata e na internet da qualidade/quantidade dos votos e que a Câmara reveja seu Regimento Interno para se adaptar à transparência exigida por Lei. “Queremos saber quem e como votam. Afinal, como escolher nossos representantes sem saber se eles nos representam?”, afirmou Aires.
Como participar
Para colaborar com a ação do Minha Jampa basta entrar no site. Na página há uma área específica onde é possível selecionar o vereador que você deseja pressionar. Em seguida, preencha os espaços de e-mail, nome e sobrenome e clique em pressionar. Já há alguns textos de e-mails pré-aprovados que podem ser utilizados pelo colaborados.
O cidadão ainda pode aproveitar a visita ao site para ter informações sobre quem são os vereadores e quantos mandatos estão na Câmara, além de curiosidades como o número da participação feminina, salários e benefícios dos vereadores. Bem como leis em destaques que estão sendo acompanhadas pela Minha Jampa.
Audiência sobre Transparência na CMJP
No compasso dessa campanha, o Minha Jampa vai aproveitar a realização de uma audiência pública, nesta quinta-feira (15), sobre a falta de transparência do legislativo municipal para cobrar soluções. O debate será realizado no plenário da Câmara Municipal, a partir das 15h, e deve contar com a participação de figuras como a presidente da ONG Soma Brasil, Karine Oliveira.
A audiência foi proposta pelo vereador Marco Antônio (PHS), que destacou a importância da realização da sessão. “É de importância fundamental para sociedade pessoense, oportunizará o debate de todas as questões que envolvem esse tema tão relevante”, justificou.
O evento é aberto ao público e toda população pode e deve participar, contribuindo com ideias, sugestões e soluções para as problemáticas trazidas em plenário pelos parlamentares de João Pessoa.
Quem são
O Minha Jampa surgiu há menos de dois meses tem como função promover ações que pressionem o poder público a agir em benefício de João Pessoa. A rede tem apoio do Laboratório Analytics, um espaço de formação, pesquisa e inovação em ciência de dados na UFCG.
O grupo faz parte da Rede Nossa, que conta com mais de 300 mil membros e já conseguiu vários feitos através do engajamento da população da cidade. Em São Paulo, o Minha Sampa conseguiu abrir a Avenida Paulista aos domingos, instaurar a de Janeiro. Em Recife a rede fez com que a prefeitura construísse 5,5km de ciclovias na zona urbana da cidade.
Comentários